quarta-feira, 11/02/26
HomePolíticaGoverno anuncia pacote de investimentos para ampliação de 11 aeroportos

Governo anuncia pacote de investimentos para ampliação de 11 aeroportos

Maior investimento será feito no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto sem declaração pública de Lula.

Cancelamento de voos deixou o saguão do Aeroporto de Congonhas lotado nesta quarta-feira (10) — Foto: Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (11) do anúncio de um pacote de investimentos para a ampliação e modernização de 11 aeroportos no Brasil. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.

Parte dos recursos, R$ 4,64 bilhões, são oriundos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e serão aplicados em terminais localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais (veja lista abaixo).

O maior investimento, segundo o Planalto, será feito no Aeroporto de Congonhas (SP), um dos principais do país. Já o estado com mais aeroportos beneficiados será o Pará.

Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o país tem uma “dívida histórica” com o aeroporto de Congonhas.

Por isso, a maior parte dos investimentos será destinado a ele que, nas palavras do ministro, “hoje é um hub de negócios”. A expectativa é de melhoria nas operações do terminal.

“Teremos novas operações em terminais, toda a requalificação do aeroporto, estacionamento. Será muito estratégico para a aviação de São Paulo”, descreveu.

 

O valor que será destinado a Congonhas não foi informado pelo Executivo. O terminal passará, segundo o governo, de uma capacidade de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros por ano.

Para a ampliação dos terminais, o governo vai contar ainda com recursos de outras fontes além do BNDES, atingindo o investimento de R$ 5,7 bilhões.

✈️ Aeroportos contemplados

  • São Paulo (SP): Congonhas;
  • Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá;
  • Pará: Santarém, Marabá, Carajás e Altamira;
  • Minas Gerais: Uberlândia, Uberaba e Montes Claros.

 

As obras em parte dos aeroportos devem ser concluídas ainda em 2026, enquanto as melhorias no Aeroporto de Congonhas podem se estender até 2028.

Os aeroportos brasileiros enfrentam desafios antigos, como, por exemplo, atrasos, problemas de infraestrutura e falhas em sistemas operacionais.

O Aeroporto de Congonhas (SP), que receberá o maior aporte, é um exemplo, mesmo após a privatização em 2023, passageiros relatam cancelamentos e esperas.

Mais anúncios

 

Silvio Costa Filho informou, ainda, que, no próximo mês, deve ser anunciado novos investimentos para o programa “Investe Mais Aeroportos”, que visa impulsionar a criação de novos empreendimentos nos aeroportos, permitindo ampliação de fontes de renda para além das tarifarias. Ou seja, o programa incentiva empreendimento como hotéis e escolas, por exemplo. A medida foi antecipada ao g1.

Em relação ao leilão do megaterminal de contêiners no Porto de Santos, o chamado Tecon Santos 10, deve ocorrer em maio, de acordo com Costa Filho. Há cerca de oito a 10 interessados, entre eles árabes e espanhóis.

A cerimônia no Planalto terminou sem que o presidente Lula desse declaração pública.

 

Fonte: g1

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM