quarta-feira, 04/02/26
HomeBrasilProjeto reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais

Projeto reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais

Iniciativa da deputada Professora Luciene Cavalcante busca combater o adoecimento causado pela sobrecarga, sem prejuízo à remuneração.

Foto: Jotta Casttro/SEEDF

 

O Projeto de Lei 3674/25, de autoria da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), propõe reduzir a jornada de referência do piso salarial nacional do magistério público da educação básica para até 30 horas semanais, sem prejuízo à remuneração ou direitos já assegurados por lei. A medida altera a Lei do Piso Salarial, que atualmente prevê uma jornada máxima de 40 horas por semana.

A nova jornada máxima se aplicará a profissionais em atividades de docência ou de suporte pedagógico, incluindo direção ou administração, planejamento e inspeção, além de supervisão, orientação e coordenação educacional. A proposta abrange todas as etapas e modalidades da educação básica, estendendo-se também a profissionais contratados em regime temporário e terceirizados.

De acordo com a autora, a carga horária excessiva é um dos principais fatores de adoecimento físico e mental dos professores, especialmente transtornos mentais relacionados à sobrecarga de trabalho. A deputada argumenta que a redução visa valorizar a função docente, tornar a carreira mais atrativa e promover avanços qualitativos no ensino público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM