segunda-feira, 26/01/26
HomeDistrito FederalRetirada de kits para Corrida de Reis 2026 começa no Parque da...

Retirada de kits para Corrida de Reis 2026 começa no Parque da Cidade

Maior edição da prova reúne 20 mil atletas de 21 estados e movimenta o Eixo Monumental com percursos de 6 km e 10 km

O kit entregue aos atletas inclui ecobag, camisa oficial do evento, número de peito e squeeze | Foto: Giovana Albuquerque/Agência Brasília

 

Com 20 mil atletas inscritos, a 53ª edição da Corrida de Reis vai ocupar o Eixo Monumental, a Esplanada dos Ministérios e as vias N1 e S1, consolidando-se entre as maiores provas de rua do país. A entrega dos kits de participação começa nesta terça-feira (27) segue até sexta (30), das 9h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

A prova principal será realizada em 31 de janeiro, com largada no Palácio do Buriti e chegada no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, com percursos de 6 km e 10 km. Ao fim da corrida, está previsto um show da banda Jammil — conhecida por sucessos como Praieiro e Celebrar — para os participantes.

O kit entregue aos atletas inclui ecobag, camisa oficial do evento, número de peito e squeeze. A retirada por terceiros é permitida mediante apresentação de documento oficial com foto e autorização assinada pelo atleta inscrito. Para atletas menores de 18 anos, é exigida autorização do pai ou responsável, acompanhada de documento oficial de identificação. As orientações completas e o modelo de autorização estão disponíveis no site oficial da Corrida de Reis, na plataforma Brasil Corrida.

A Corrida de Reis integra a ação Solidariedade Salva. Para a retirada do kit, o atleta pode contribuir com a doação de 2 kg de alimentos.

Inclusão, saúde e calendário esportivo

“É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo e fazendo uma unidade”

Celina Leão, vice-governadora

Durante o lançamento oficial da edição de 2026, em 9 de janeiro, a governadora então em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou o papel da Corrida de Reis como incentivo à prática esportiva, à saúde e à inclusão. “Essa corrida será a maior da história, na parte da inclusão também, porque vamos garantir vaga para todos os nossos PcD que quiserem ir conosco. É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo e fazendo uma unidade”, afirmou.

Na ocasião, Celina também ressaltou os impactos da atividade física na qualidade de vida da população. “A cada ano, a corrida fica maior. A prática transforma a saúde e a vida das pessoas e contribui para a saúde mental, que é um dos grandes temas deste século”, completou.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, a Corrida de Reis vai além da competição e reforça o vínculo da população com o esporte e a cidade. “A Corrida de Reis é muito mais que uma prova esportiva. É um evento que une tradição, saúde, inclusão e convivência, ocupando os espaços públicos e fortalecendo a relação da população com o esporte”, afirmou.

Além de ser um evento esportivo, a Corrida de Reis movimenta a economia local, pois recebe atletas de todo o país | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

O secretário também destacou o impacto do evento para Brasília e sua projeção nacional. “Eventos como a Corrida de Reis movimentam a economia, atraem atletas de vários estados e projetam Brasília no cenário nacional como uma cidade que valoriza o esporte e a qualidade de vida”, completou.

Percurso e segurança

 

O percurso da Corrida de Reis passa pelas vias N1 e S1, abrangendo o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios, com interdições a partir das 14h, dentro de um planejamento voltado à redução dos impactos no trânsito.

De acordo com o subsecretário de Operações Integradas, coronel Carlos Melo, haverá reforço na segurança e integração entre os órgãos envolvidos na organização do evento. “Vamos contar com um bloqueio parcial das vias. Às 16h, toda a região central e do Eixo Monumental estará interditada para que a corrida possa ser iniciada dentro do horário previsto. À medida que os atletas avançarem pelo percurso, as vias serão liberadas de forma coordenada, para amenizar o impacto na circulação da cidade”, explicou.

Perfil dos participantes

A edição de 2026 reúne atletas de 21 estados brasileiros. Ao todo, 2.298 participantes declararam residência fora do Distrito Federal, com destaque para Goiás, Minas Gerais e Ceará. A prova contará, ainda, com a participação de 300 pessoas com deficiência (PcD) e 814 idosos, distribuídos entre os percursos de 6 km e 10 km.

 

Com Agência Brasília 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM