Vagas incluem perícias médicas e avaliações sociais em Taguatinga e Planaltina. Agendamento é obrigatório e feito pelo site ou pelo app do INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai promover um mutirão de atendimentos no Distrito Federal neste fim de semana.
O órgão disponibilizou mais de 500 vagas com o o objetivo de adiantar perícias médicas e avaliações sociais e reduzir as filas.
Os atendimentos serão realizados nas Agências da Previdência Social (APS) de Taguatinga e Planaltina – apenas para quem solicita o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença).
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
APS de Taguatinga:
- 198 vagas para perícia médica
- 80 vagas para avaliação social
APS de Planaltina:
- 240 vagas para perícia médica
Os atendimentos serão feitos das 8h às 17h do sábado (6) e do domingo (7) e devem ser agendados por meio de ligação, no número 135, por meio do site (clique aqui) ou no aplicativo Meu INSS.
Passo a passo para realizar o agendamento on-line:
- Entre no Meu INSS, no site ou no aplicativo.
- Informe seu CPF e senha
- Siga para Consultar Pedidos
- Detalhe o seu pedido
- Depois vá em Consultar e Remarcar Perícia
- Avance conforme as orientações
Quem já tem data marcada, mas deseja antecipar a perícia médica ou a avaliação social, também pode utilizar os canais acima.
O mutirão contará com o trabalho de assistentes sociais do INSS e peritos médicos federais, além do suporte de servidores administrativos e terceirizados.
As perícias médicas, assim como as avaliações sociais, poderão ser realizadas presencialmente ou por videochamadas, em salas devidamente adaptadas.
Fila do INSS
Neste ano, a fila de espera do INSS atingiu o patamar mais alto já registrado na história. São quase 3 milhões de pedidos de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade em todo o país.
Só no DF, mais de 22 mil pessoas aguardam na fila para atendimento.
Os mutirões de atendimentos do instituto vêm ocorrendo em todo o país, em parceria com o Ministério da Previdência Social e buscam contornar a situação.
Os atendimentos acontecem geralmente aos fins de semana e abrangem uma demanda limitada para agilizar a análise de benefícios previdenciários e assistenciais.


