Doação reúne fotos raras das obras da Quadra Modelo de Brasília produzidas entre 1963 e 1965

O Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) recebeu um acervo fotográfico histórico do arquiteto Stellio Rodolpho Bastos Seabra (1932–2023), responsável pelo projeto do Jardim de Infância da SQS 308, superquadra símbolo do urbanismo modernista de Brasília e reconhecida por concentrar todos os equipamentos urbanos idealizados por Lúcio Costa.
As imagens foram doadas por sua viúva, Nina Seabra, e entregues ao ArPDF pelo sociólogo e arquiteto Fernando Campos, amigo da família, na última sexta-feira (28). As fotografias, produzidas no período em que Seabra atuou no Banco do Brasil, registram parte das obras sob sua responsabilidade no Plano Piloto entre os anos de 1963 e 1965.
Trajetória de Stellio Seabra
Nascido no Rio de Janeiro em 1932, Stellio Seabra chegou a Brasília em 1961, um ano após a inauguração da capital. Atuou no Banco do Brasil e integrou a equipe das obras da SQS 308, onde desenvolveu aquele que se tornaria seu projeto mais marcante: o Jardim de Infância da superquadra — edifício visitado pela Rainha Elizabeth II e pelo príncipe Philip em 1968.
Além da escola, o arquiteto também foi responsável por projetos residenciais, como o Bloco B da SQS 303, edifício onde morou a família do músico Renato Russo. Ao longo da carreira, Seabra destacou-se por soluções modernistas e funcionais, como a inclusão de banheiros individuais em cada sala e o uso de azulejos hidráulicos nas fachadas do Jardim de Infância.
Seabra faleceu em 13 de fevereiro de 2023, aos 90 anos, em Natal (RN), onde morava com a esposa desde 2020.
Importância do acervo
Com a chegada desse rico acervo, o Arquivo Público amplia as fontes disponíveis para estudiosos, jornalistas, arquitetos e interessados na história da construção de Brasília, especialmente no papel desempenhado por profissionais que, muitas vezes, permanecem fora do grande registro historiográfico.
*Com informações do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF


