quinta-feira, 27/11/25
HomeMundoLouvre aumentará em 45% preço do ingresso para visitantes extraeuropeus

Louvre aumentará em 45% preço do ingresso para visitantes extraeuropeus

Museu francês busca equilibrar contas e financiar melhorias estruturais após roubo de joias; entrada passará para 32 euros para turistas de fora do Espaço Econômico Europeu

(FILES) In this file photo taken on April 29, 2022 Visitors queue in front of the Pyramid to enter the Louvre Museum, in Paris on April 29, 2022. – A former president of the Louvre is under investigation for money laundering and trafficking in antiquities (judicial source). (Photo by AFP)

 

O Louvre, o museu mais visitado do mundo, aumentará em 45% o preço dos ingressos para visitantes extraeuropeus a partir de 2026 para equilibrar suas contas.

A partir de 14 de janeiro, os visitantes de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE, que inclui a União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega) terão que pagar 32 euros (198 reais) para percorrer os 73 mil m² do museu parisiense, ou seja, 10 euros (62 reais) a mais que o preço atual.

O aumento foi aprovado nesta quinta-feira (27) pelo conselho de administração do Louvre e será aplicado, entre outros, aos americanos, o principal contingente de visitantes estrangeiros, e aos chineses, que ocupam o terceiro lugar, segundo o balanço de atividades de 2024 do museu.

Segundo esse documento, o Louvre recebeu 8,7 milhões de pessoas no ano passado, das quais 69% eram estrangeiras.

O museu está envolvido em uma polêmica após o roubo espetacular de 19 de outubro, que gerou grande repercussão.

Com esse aumento, espera obter entre 15 e 20 milhões de euros (entre 93 e 124 milhões de reais) adicionais por ano, que serão destinados aos “problemas estruturais” do museu, informou a instituição à AFP.

Segundo um relatório recente do Tribunal de Contas, o Louvre enfrenta “uma montanha de investimentos que não está em condições de financiar”, em particular pela falta de uma priorização clara de seus numerosos projetos.

O roubo de 19 de outubro também evidenciou “equipamentos insuficientes nos dispositivos de segurança”, segundo a investigação administrativa aberta após o furto de joias da coroa francesa.

Em janeiro de 2024, o preço da entrada do Louvre já havia passado de 17 para 22 euros (105 e 136 reais) para todos os visitantes.

Os sindicatos criticaram de forma unânime o aumento do preço da entrada para os não europeus em nome do “universalismo” do Louvre e do “acesso igualitário” às suas coleções.

As organizações sindicais, que denunciam falta de pessoal, também se preocupam com a carga adicional que essa nova tarifa imporá aos trabalhadores, que terão que verificar a nacionalidade dos visitantes.

AFP

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM