quarta-feira, 26/11/25
HomeDistrito FederalDF recebe a 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

DF recebe a 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Objetivo é construir propostas que orientem ações públicas voltadas à agricultura familiar, à agroecologia e à inclusão social no meio rural

 

 

Representantes de produtores, técnicos e gestores públicos se reúnem no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC) da Ceasa a partir desta quarta (26), para a 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, onde serão discutidas políticas e estratégias voltadas ao fortalecimento do campo e à promoção de um modelo de desenvolvimento rural mais justo, sustentável e participativo. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com organização da Emater-DF e dos conselhos regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável da capital.

Ações voltadas à sustentabilidade estão entre os principais temas a serem abordados durante a conferência | Foto: Divulgação/Emater-DF

Considerado um preparatório para a etapa nacional da conferência promovida pelo MDA e organizada pelo Condraf, o encontro tem como objetivo construir propostas que orientem ações públicas voltadas à agricultura familiar, à agroecologia e à inclusão social no meio rural. As discussões serão organizadas em cinco eixos temáticos, que tratam de temas centrais para o futuro da produção rural e do desenvolvimento territorial no Distrito Federal.

Sustentabilidade

“Ao reunir diferentes vozes e perspectivas, o evento busca consolidar um espaço de diálogo e cooperação para fortalecer o campo, promover a equidade social e impulsionar práticas sustentáveis que garantam o bem viver nas áreas rurais do Distrito Federal”, resume o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

O primeiro eixo abordará o papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas, com foco em estratégias de adaptação e mitigação, uso sustentável dos recursos naturais e fortalecimento de práticas produtivas resilientes. O segundo tratará da transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do fortalecimento da agricultura familiar, destacando a importância da produção de base ecológica e dos circuitos curtos de comercialização para a segurança alimentar.

O terceiro eixo discutirá a reforma agrária e a promoção do direito à terra, à água e ao território, enfatizando a regularização fundiária, o acesso a recursos hídricos e a valorização dos territórios tradicionais.

Já o quarto eixo colocará em pauta a cidadania e o bem-estar, incluindo temas como educação do campo, saúde rural e qualidade de vida das populações do meio rural. Por fim, o quinto eixo tratará do papel do Estado, da participação popular e da governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, tendo como foco o fortalecimento da gestão democrática e o controle social.

 

De forma transversal, a conferência também destacará três dimensões fundamentais: a autonomia econômica das mulheres rurais, a autonomia e emancipação das juventudes e a sucessão rural e, por fim, a promoção do etnodesenvolvimento dos povos e comunidades tradicionais.

Programação

→ 8h às 8h30: credenciamento
→ 8h30 às 9h: coffee break
→ 9h às 10h: abertura da conferência
→ 10h às 11h: leitura do regimento interno, com orientações sobre o processo metodológico da conferência
→ 11h às 12h: início dos grupos de trabalho
→ 12h às 13h: almoço
→ 13h às 15h: Grupos de trabalho (GTs)
* Eixo temático 1: Papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas
* Eixo temático 2: Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da agricultura familiar
* Eixo temático 3: Reforma Agrária e promoção do direito à terra, à água e ao território
* Eixo temático 4: Cidadania e bem-estar
* Eixo temático 5: Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável
→ 15h às 15h30: lanche
→ 15h30 às 16h30: apresentação e votação das propostas elaboradas nos eixos temáticos
→ 16h30 às 17h: eleição dos 26 delegados e delegadas que representarão o Distrito Federal na etapa nacional da conferência
Local: Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC), na Ceasa.

*Com informações da Emater-DF

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM