A companhia aérea não divulgou o número de voos que foram impactados, mas comunicou que 10 mil passageiros foram afetados pela medida

FOLHAPRESS
A Latam anunciou nessa segunda-feira (17) que cancelará mais voos que estavam programados entre terça-feira (18) e sábado (22), devido à greve dos pilotos da companhia no Chile, que começou no dia 12 de novembro.
A companhia aérea não divulgou o número de voos que foram impactados, mas comunicou que 10 mil passageiros foram afetados pela medida.
Na semana passada, a Latam havia suspendido 173 voos marcados entre 12 e 17 de novembro, que levariam 20 mil passageiros para vários destinos.
De acordo com uma pessoa ligada à companhia aérea ouvida pela agência de notícias AFP, os voos cancelados nesta semana envolvem apenas trechos no Chile.
A Latam informou que ofereceu uma alternativa de viagem para as 24 horas seguintes para quase todos os 10 mil passageiros impactados pelo cancelamento dos voos desta semana.
O SPL (Sindicato de Pilotos da Latam do Chile) iniciou na última quarta-feira (12) a greve após a Latam encerrar unilateralmente as negociações salariais. De acordo com o sindicato, foi proposta uma extensão por cinco anos, mas a empresa não aceitou. Assim, a paralisação foi aprovada em assembleia por 97% dos participantes.
Os pilotos buscam recuperar os salários anteriores à pandemia, reduzidos pela companhia para continuar operando durante o fechamento dos aeroportos no mundo. O sindicato representa quase 500 dos 900 pilotos da companhia no Chile.
“Consideramos inexplicável que a direção da empresa, como afirmamos em 16 de outubro, nos tenha conduzido a uma greve que sempre consideramos evitável, dados os lucros da empresa e a moderação das nossas reivindicações laborais”, afirmou o presidente da SPL, Mario Troncoso.
Em comunicado, a empresa disse que tem “compromisso permanente com o diálogo” e que busca um acordo que beneficie todas as partes envolvidas.
A companhia criada em 2012 após a fusão da chilena LAN e da brasileira TAM é a maior da América do Sul com uma frota de mais de 350 aviões e 39.000 trabalhadores.
TIVE VOO CANCELADO. E AGORA?
A Latam divulgou que os passageiros devem procurar a empresa por meio de seus canais de atendimento e que disponibilizou as seguintes opções:
Reembolso total da passagem e serviços associados
A empresa recomendou que os passageiros verifiquem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto, por meio do site da empresa (latamairlines.com) ou do aplicativo Latam, na seção “Minhas Viagens”. A companhia também comunicou que enviará email aos passageiros impactados pelos voos cancelados
Mudança de data ou voo sem custo adicional
Alteração voluntária da viagem sem penalidades

