domingo, 09/11/25
HomeBrasilInmet tem alerta laranja para tempestade em sete estados após tornado

Inmet tem alerta laranja para tempestade em sete estados após tornado

Um novo tornado não é previsto, mas o alerta para tempestade com queda de granizo e risco de alagamentos continua para 7 estados brasileiros

Corpo de Bombeiros

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua com alerta laranja para tempestades em parte do Brasil. No Paraná, a passagem de um tornado deixou 775 feridos e seis mortos em Rio Bonito do Iguaçu.

Um novo tornado não é previsto, mas o alerta para tempestade com queda de granizo e risco de alagamentos continua para sete estados brasileiros.

Moradores do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ficar atentos às condições do tempo.

Segundo o Inmet, há previsão para chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Tornado em Santa Catarina

Além da destruição deixada por um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, também foi confirmada a passagem de três tornados no Oeste de Santa Catarina durante a sexta-feira (7). A informação foi confirmada na manhã deste sábado (8) após avaliações feitas por meteorologistas do órgão estadual. As cidades afetadas são Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.

De acordo com a Defesa Civil, os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados. Em Dionísio Cerqueira, foram registradas quedas de árvores, destelhamentos e interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.

Em Xanxerê, houve destruição parcial de estruturas, danos a veículos e o tombamento de um ônibus. Já em Faxinal dos Guedes, os levantamentos apontaram árvores arrancadas em diferentes sentidos e telhados danificados, evidenciando a forte circulação de ventos.

Os meteorologistas da Defesa Civil destacam que o tornado se diferencia de outras tempestades por sua circulação concentrada e de alta intensidade, com o núcleo de rotação em contato direto com o solo. Mesmo que dure poucos minutos, o fenômeno pode provocar rajadas superiores a 100 quilômetros opor hora, gerando destruição em áreas restritas, mas severas.

Como fica o tempo em SC?

Conforme a Defesa Civil, neste domingo (9), a atuação de uma área de alta pressão mantém o tempo firme na maior parte de Santa Catarina. Na metade Leste do estado, por conta da umidade do mar, a nebulosidade varia, intercalando com períodos de sol. Apenas no litoral, não se descartam chuvas rápidas e isoladas, mas não há riscos para ocorrências meteorológicas.

No amanhecer são esperadas temperaturas baixas, variando de 7 a 10°C entre o Meio-Oeste e os planaltos e podendo ficar em torno dos 5°C nos pontos mais altos da Serra. No litoral as mínimas ficam entre 16 e 18°C e entre 10 e 16°C no Oeste e Vale do Itajaí. À tarde as máximas também ficam baixas e não passam dos 25°C no estado. O dia ainda amanhece com o mar mais agitado, com risco moderado para ocorrênciasmas no decorrer da manhã a agitação marítima diminui gradualmente.

 

Com informações do NSC*

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM