quarta-feira, 22/10/25
HomeDistrito FederalEvento em Brasília discute como o BIM pode transformar a construção civil

Evento em Brasília discute como o BIM pode transformar a construção civil

A edição de 2025, um dos maiores encontros regionais de tecnologia no setor, será realizada no dia 28 de outubro, das 8h às 18h30, em Brasília

Foto: Divulgação

 

O setor da construção civil vai se reunir para discutir melhorias e a industrialização do segmento.
Para debater melhorias nas obras do Distrito Federal e Entorno, com foco no uso de novas tecnologias que podem beneficiar a indústria da construção e o mercado imobiliário no Centro-Oeste, estão abertas as inscrições para o 3º BIMTech Fórum Centro-Oeste. A edição de 2025, um dos maiores encontros regionais de tecnologia no setor, será realizada no dia 28 de outubro, das 8h às 18h30, em Brasília.

 

Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), o fórum vai reunir participantes para uma programação de palestras e debates em torno do tema principal: o Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, como motor da industrialização da construção civil.

628bb2aa d3df 4599 9856 0af8323a4f59

 

A arquiteta Cândida de Almeida Maciel, diretora de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat) do Sinduscon-DF e responsável pelo fórum, explicou ao JBr que a sigla BIM se refere a uma metodologia baseada em dados tridimensionais, que integra diversas disciplinas — como estruturas, instalações e arquitetura — permitindo a mitigação de erros na execução das obras. “Imagina toda a estrutura em 3D, onde consigo visualizar todos os sistemas. Se houver um conflito, como uma tubulação passando de forma errada, que poderia, por exemplo, atingir uma viga, conseguimos identificar e corrigir isso antes da execução”, disse. “Essa metodologia já está sendo integrada aos órgãos públicos. No Governo do Distrito Federal, por exemplo. No fórum, vamos ter uma palestra apresentando essa aplicação.”

Esse sistema abrange desde a criação, gerenciamento e compartilhamento de dados essenciais sobre o projeto de edificação, permitindo que diversos profissionais integrem as informações de seus respectivos trabalhos durante todo o ciclo de vida daquela obra.

A arquiteta citou que, no evento, vão ter palestras como a da construtora MRV, para demonstrar como há oito anos essa empresa está integrando o sistema BIM nos seus projetos e como isso melhorou a produtividade dos seus sistemas. “Vão ser discutidas várias linhas e entendimentos de como o BIM pode ser utilizado como uma ferramenta para melhorar ou para integrar a industrialização”, afirmou. Os debates vão abordar temas em alta demanda no mercado, focando no que há de mais avançado na difusão do BIM no Brasil, além dos avanços da inteligência artificial na construção e as últimas novidades da estratégia BIM.

A programação é voltada para o mercado da construção civil, como engenheiros, arquitetos, designers de interiores, empreiteiros, prestadores de serviço para órgãos públicos e estudantes. Cândida ressalta que um ponto interessante, principalmente no que diz respeito a órgãos públicos e orçamento governamental, é como os debates no fórum abordam tecnologias mais avançadas, a exemplo do BIM, que podem levar até a uma redução de custos para o governo.

“A cada elemento que eu coloco em uma obra, eu já consigo, inclusive, analisar qual é o custo do sistema construtivo que está sendo colocado e consigo ter um orçamento mais claro”, descreveu. Ela complementa que a tecnologia também contribui para o planejamento da manutenção das edificações ao longo do tempo. “Facilita para todas essas áreas.”

O valor para o público em geral é de R$ 60, enquanto associados do Sinduscon pagam R$ 30. Já os estudantes têm acesso gratuito. O público que quiser participar sem pagar a inscrição pode optar por doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo Cândida, o Sinduscon entende que o setor da construção civil pode fazer mais pela população. “O objetivo desses eventos, além de promover conhecimento, é envolver nossos trabalhos com essas ações sociais para que a gente possa dar esse retorno para a sociedade.”

Ela citou que, no ano passado, o foco da ação foi o Rio Grande do Sul, com parte do valor do ingresso doado para obras na região afetada pelas enchentes. “Nós queremos fazer esses trabalhos de forma contínua.”

Ela reforça que o tema principal do evento é o BIM, e como essa modelagem da construção pode ser um instrumento de industrialização da construção civil — e como essa industrialização se traduz. Tanto no setor privado quanto no setor público, essa eficiência na qualidade das obras pode resultar em uma melhoria dos empreendimentos que são entregues para a sociedade como um todo. No setor privado, a aplicação do BIM traz ganhos em eficiência, qualidade, manutenção e controle de custos. Já na esfera pública, a tecnologia permite orçamentos mais precisos e planejamentos mais assertivos, com menos desperdício e mais economia para os cofres públicos.

Adalberto Cléber Valadão Júnior, presidente do Sinduscon, afirma que o BIM é o presente da indústria da construção civil. Para ele, essa tecnologia é fundamental e já está sendo usada pelas empresas mais inovadoras e atuantes no mercado.

As inscrições são realizadas por meio do Sympla. Quem for ao evento ganha um certificado com carga horária de participação.

Serviço
3º Fórum BIMTech Centro-Oeste – Edição 2025
Quando: 28 de outubro (terça-feira), das 8h às 18h30.
Onde: SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 – 3º andar
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/3-forum-bimtech-centro-oeste-edicao-2025/3152307

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM