Ações foram realizadas em parceria com Secretaria de Segurança Pública, DF Legal e CBMDF

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal, em parceria com diversos órgãos do GDF, realizará nesta sexta-feira (17) o descarte de mais de 23 mil litros de bebidas irregulares. A ação ocorrerá a partir das 9h, no aterro sanitário do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em Samambaia, garantindo a eliminação adequada dos produtos apreendidos durante fiscalizações recentes. O procedimento segue os protocolos de segurança ambiental e sanitária para evitar riscos à saúde pública.
As bebidas são resultado das ações de fiscalização realizadas ao longo do ano, intensificadas recentemente após as suspeitas de casos de intoxicação por metanol na capital federal. Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Secretaria de Saúde (SES DF) realizou e participou de mais de 3.706 fiscalizações, que resultaram em 194 autuações de estabelecimentos.
Fotos: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF
As operações mais recentes também registraram números recordes de apreensões, com quase 10 mil litros de bebidas irregulares – sem identificação do produtor, número de registro e lotes de produção – retiradas de circulação em uma só operação.

Venda de bebidas sem procedência é infração sanitária e pode gerar processo administrativo, autuação do estabelecimento e multas de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Em casos de fraude, o responsável também pode responder a uma investigação nas esferas civil e criminal.
Descarte das bebidas irregulares
Local: Aterro Sanitária do SLU em Samambaia
Horário: a partir das 9h
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail:entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal