Programa Água Legal beneficiará centenas de residências com rede de distribuição de água potável, gerando empregos e melhorias na qualidade de vida

Começam ainda neste mês de outubro as obras de implantação da rede de distribuição de água e respectivas ligações nas chácaras Girassol, Cerâmica, Gilliard e Canaã. A iniciativa faz parte do programa Água Legal, conduzido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e executada pela empresa Comar Engenharia.
Nesta etapa, serão construídos cerca de 11 quilômetros de rede, beneficiando inicialmente 452 residências. Técnicos da construtora informam que esse número tende a aumentar, pois a quantidade de residências na região é maior do que a registrada durante a elaboração do projeto licitado.
O prazo previsto para a execução é de 10 meses, com investimentos de aproximadamente R$ 2,8 milhões e a geração de cerca de 60 empregos diretos contratados pela construtora.
Durante visita ao local nesta terça-feira (14), técnicos da Comar solicitaram à Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol a cessão temporária de uma área para instalação do canteiro de obras. O engenheiro Emerson Martins, responsável pelo projeto, explicou que a medida “facilitará a logística operacional, impactando positivamente a manutenção do prazo de conclusão da obra”.
O condomínio Gilliard, localizado na zona rural, registrou crescimento significativo após a pavimentação da VC 311, via que conecta o setor P Norte, em Ceilândia, à DF-180. Cláudio Ferreira, administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, destacou a relevância do projeto: “Essa obra é uma antiga reivindicação de moradores e vai propiciar uma considerável melhoria da qualidade de vida da população, com a chegada da água encanada da Caesb. É mais uma etapa do conjunto de obras do GDF em nossa cidade”.
Programa Água Legal
O programa Água Legal, instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pela Caesb, garante que moradores de áreas carentes deixem de utilizar ligações clandestinas e tenham acesso à água potável de qualidade. O investimento total na iniciativa ultrapassa R$ 155 milhões, abrangendo todo o DF, com foco em regiões como Estrutural, Sol Nascente, Planaltina e Sobradinho.
Com informações da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol