quinta-feira, 09/10/25

HomeDistrito FederalUm toque de rosa na capital: Nova florada de ipês começa em...

Um toque de rosa na capital: Nova florada de ipês começa em Brasília

As árvores da espécie Tabebuia avellanedae (ou Handroanthus avellanedae) podem atingir de 20 a 35 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 60 a 80 centímetros de diâmetro

Já quase no final da seca, as delicadas flores do ipê-rosa colorem as ruas do Distrito Federal | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

 

Depois dos ipês amarelos e roxos, os de coloração rosa começam a aparecer pelo Distrito Federal. Normalmente responsáveis por encerrar o período de floração dos ipês no Quadradinho, os ipês-rosa florescem entre o fim do inverno e o início do período de chuvas — fase diretamente influenciada pelas condições climáticas, especialmente pela seca.

As árvores da espécie Tabebuia avellanedae (ou Handroanthus avellanedae) podem atingir de 20 a 35 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 60 a 80 centímetros de diâmetro. Suas flores variam entre tons de rosa e roxo, mas se diferenciam do ipê-roxo, que costuma abrir a florada dos ipês no DF.

De acordo com o assessor da Diretoria das Cidades da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Tiago Alencar de Araújo, o plantio dessa espécie é muito indicado para áreas urbanas, já que suas raízes não são agressivas nem aéreas, evitando danos às calçadas e interferências em redes elétricas.

“O ipê está se tornando o cartão-postal da nossa capital. Estamos com muitos exemplares plantados, e agora é a vez do rosa. Eles florescem no auge da seca e são muito apreciados porque as flores formam algo parecido com pompons. É uma árvore muito bonita e bastante usada nos plantios da Novacap, além de ser atrativa para a fauna”, destacou.

O especialista explicou ainda que o ipê-rosa apresenta uma floração mais discreta em relação a outras espécies, sendo comum o surgimento das flores junto com as folhas. “Isso não acontece com os outros ipês, que perdem todas as folhas antes da floração. Ainda assim, é uma espécie muito interessante e vigorosa, que mantém flores mesmo no período de seca extrema, algo realmente incrível”, observou.

A aposentada Risalva Carneiro Ferreira, 74 anos, mora em Brasília há 34 anos e fica encantada com cada florada. Apaixonada por flores, ela admira todas as cores dos ipês, árvores icônicas da capital. “Brasília sempre tem muita coisa linda. Esses ipês-rosa ficam maravilhosos e trazem uma cor delicada no meio desse período de seca intensa que estamos passando”, conta.

Risalva Carneiro Ferreira, aposentada: “Esses ipês-rosa ficam maravilhosos e trazem uma cor delicada no meio desse período de seca intensa que estamos passando”

Curiosidades

 

O nome ipê vem do tupi e significa casca dura. Também conhecido como pau-d’arco, o ipê recebeu esse nome porque os povos indígenas utilizavam sua madeira para fabricar arcos de caça e defesa.

As árvores de ipê são densas, fortes e resistentes — difíceis de serrar, mas altamente duráveis mesmo em ambientes úmidos. Essa característica faz da madeira do ipê um material nobre, usado em estruturas de obras, pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis e até instrumentos musicais, além de portas e janelas.

*Com informações da Agência Brasília

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM