quarta-feira, 10/09/25
HomePolítica'The New York Times' diz que bandeira dos EUA virou símbolo da...

‘The New York Times’ diz que bandeira dos EUA virou símbolo da direita brasileira

Maior jornal dos Estados Unidos repercutiu o uso de uma grande bandeira norte-americana no ato bolsonarista do Avenida Paulista

Uma grande bandeira dos Estados Unidos foi levantada durante o ato bolsonarista na Avenida Paulista. – (crédito: AFP)

 

O jornal norte-americano The New York Times repercutiu, nesta terça-feira (9/9), o uso de uma bandeira gigante dos Estados Unidos no ato bolsonarista na Avenida Paulista, que ocorreu no Dia da Independência do Brasil.

A matéria, intitulada Um novo símbolo da direita brasileira: a bandeira dos EUA, diz que a bandeira foi um aceno ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tentar intervir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

O jornal também relaciona a imagem com cenas semelhantes em manifestações da direita na Coréia do Sul e em Israel. “Esse também foi um sinal da mudança da imagem global da bandeira norte-americana, à medida que Trump transforma a forma com que os EUA são vistos no exterior”, diz o NYT, que também aponta o uso de bandeiras da Palestina e com símbolos do comunismo em manifestações da esquerda.

Após os atos do 7 de setembro, líderes da direita brasileira divergiram sobre o uso da bandeira. Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro afirmou que a bandeira foi um gesto de agradecimento a Trump. Já o pastor Silas Malafaia sugeriu que a cena poderia ser uma “armação da esquerda” e disse que proibirá o uso da bandeira dos EUA em atos futuros.

Investigação

Na segunda-feira (8/9), os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ) pediram à Polícia Federal que se investigue se a bandeira é a mesma utilizada dois dias antes em um jogo da NFL, a liga profissional de futebol americano, em São Paulo.

Os parlamentares apontam fortes indícios da semelhança das duas bandeiras. “As proporções de largura e altura são praticamente idênticas, os tons de cor são similares”, dizem os deputados. “Dada a complexidade e o custo logístico do transporte de uma bandeira desse tamanho, há uma possibilidade concreta de que a mesma peça tenha sido usada”.

Segundo o NYT, o porta-voz da NFL, Brian McCarthy, nega que seja a mesma bandeira. “A bandeira permanece no depósito do fornecedor da liga”, diz Brian.

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM