Umidade mínima pode chegar a até 12% enquanto o recomendado é de pelo menos 60%

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo sobre baixa umidade para áreas de nove estados mais o Distrito Federal nesta terça-feira (9/9).
Conforme o Inmet, as localidades afetadas poderão ter a umidade variando de 20% a 12%. O preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.
São afetadas as seguintes unidades da federação: Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia.
Ao todo são 989 municípios incluídos no alerta do Inmet. As únicas unidades da federação totalmente afetadas pelo alerta são Goiás e o Distrito Federal. As demais têm parte do território sob alerta, conforme o Inmet.
O alerta teve início às 11h e se encerra às 20h desta terça. São considerados riscos potenciais de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. As orientações são para que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nas horas mais quentes e acate a recomendação para não praticar atividades físicas ao ar livre.
Vencido
Outro alerta de baixa umidade, mas de grande perigo, foi emitido para a parte central do país. O aviso foi expirado às 18h. Neste caso, a preocupação era a umidade abaixo dos 12%.
Como exemplo da baixa umidade, a estação meteorológica do Inmet revelou um dia bem seco em Brasília. A capital federal teve mínima na umidade de 14% às 15h e a máxima foi de 55%, ou seja, abaixo do recomendado para a saúde, às 5h.