domingo, 24/08/25

HomePolítica“Se depender de nós, acaba amanhã”, diz Alckmin sobre tarifaço dos EUA

“Se depender de nós, acaba amanhã”, diz Alckmin sobre tarifaço dos EUA

Em agenda em SP neste sábado (23/8), vice-presidente Geraldo Alckmin celebrou avanços nas negociações e disse que há espaço para acordo

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou neste sábado (23/8) em São Paulo (SP) que há espaço para um acordo entre Brasil e Estados Unidos com a finalidade de reduzir as tarifas impostas pelos americanos aos produtos brasileiros. “Se depender de nós, acaba amanhã”, disse sobre o tarifaço.

Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, celebrou avanços nas negociações durante visita à Brasilwagen na capital paulista. Ele citou o alívio nas tarifas sobre exportações derivadas do aço e do alumínio, medida anunciada na quarta-feira (20/8) após o Departamento de Comércio dos EUA enquadrar os itens na Seção 232 do Ato de Expansão Comercial.

“Isso ajuda na competitividade de tudo o que tem aço e alumínio: máquinas, retroescavadeiras, motocicletas, produtos industriais”, destacou.

Questionado sobre contrapartidas e acenos brasileiros na negociação, Alckmin não descartou reduzir a tarifa de importação do etanol americano e também lembrou da liberação de créditos de descarbonização para empresas dos EUA. Ele citou minerais estratégicos e biocombustíveis como outras possibilidades nas negociações.

Por outro lado, o vice-presidente destacou que as tarifas cobradas sobre produtos norte-americanos já são consideravelmente baixas. “É sempre bom lembrar: a tarifa média do Brasil para os Estados Unidos entrarem aqui é de 2,7%. Não é 50%, nem 40%, nem 30%. É 2,7%”, reforçou. “Dos dez produtos que os Estados Unidos mais exportam para nós, em oito a tarifa é zero. Sempre há espaço para buscar um entendimento.”

Alckmin também celebrou as linhas extras de crédito no valor de R$ 10 bilhões liberadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos, além dos R$ 30 bilhões já anunciados pelo governo federal na semana passada.

Alckmin minimiza tarifaço em evento do PT

  • Também neste sábado, o vice-presidente Geraldo Alckmin comentou o tarifaço durante participação em evento promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
  • Ele afirmou que o Brasil vai superar a crise comercial e minimizou o impacto das medidas anunciadas pelo governo Trump, afirmando que apenas 3,3% das exportações brasileiras são afetadas.
  • Na avaliação do ministro, os impactos são maiores sobre alguns setores da indústria de manufaturas, como máquinas, calçados e têxtil, já que realocar os mercados desses produtos demora um pouco mais”.

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM