Tripulação utilizou código de urgência”pan-pan” antes de pousar por causa de problema técnico na aeronave que tinha Congonhas como destino

São Paulo — O voo G3 1033 da Gol, que havia decolado do Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, desviou a rota e fez pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, na tarde dessa segunda (24/2), após apresentar problemas técnicos. A tripulação da aeronave, que tinha Congonhas como destino, comunicou a emergência utilizando o código “Pan-Pan”.
Em nota, a Gol informou que a aeronave pousou normalmente em Guarulhos, sem qualquer intercorrência. A companhia não revelou, no entanto, quais os problemas técnicos e suas causas.
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informou que em decorrência da necessidade de um pouso de emergência, foi ativado o plano de emergência, com acompanhamento da chegada da aeronave. “Nenhuma ação extraordinária foi necessária”.
“Pan-Pan”: entenda código de emergência
De acordo com o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST, na sigla em inglês), “Pan-Pan” é o código utilizado para indicar condição de urgência, “que impede a continuação do voo utilizando procedimentos normais, mas que a condição da aeronave ou das pessoas a bordo não está exposta a perigo iminente”.
Em seguida ao código, a tripulação deve informar ainda a identificação da aeronave, natureza da urgência, intenções do piloto em comando, posição atual, nível de voo ou altitude e, se pertinente, rumo. No vídeo (veja acima), não é possível distinguir a situação descrita pelo piloto.
Conforme o BGAST, o código “Pan-Pan” é para situações menos críticas do que aquelas que exigem o uso do “Mayday”. Nesses casos, são indicadas situações de emergência ou de socorro “em que a condição da aeronave, das pessoas a bordo ou das pessoas no solo está em perigo iminente por qualquer razão, sendo o acidente inevitável ou já consumado”.