sábado, 22/02/25
HomeMundoPapa Francisco internado: 'Condições clínicas melhoraram ligeiramente', diz Vaticano

Papa Francisco internado: ‘Condições clínicas melhoraram ligeiramente’, diz Vaticano

Segundo comunicado, o pontífice de 88 anos, que está internado desde a sexta (14) e trata uma pneumonia bilateral, está afebril e seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis.

Papa Francisco (home) — Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

 

Por g1*

A condição física do Papa Francisco está melhorando “ligeiramente”, anunciou o Vaticano em boletim médico na tarde desta quinta-feira (20). O pontífice está há quase uma semana internado em um hospital de Roma e está tratando uma pneumonia bilateral.

“As condições clínicas do Santo Padre melhoraram ligeiramente. Ele está afebril, e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. Esta manhã, recebeu a Eucaristia e posteriormente dedicou-se às atividades laborais”, detalha o comunicado.

No boletim divulgado no começo da manhã, o gabinete de imprensa da Santa Sé disse que o pontífice estava alerta e se alimentando. Ainda segundo o Vaticano, Francisco passou uma noite tranquila e se levantou da cama para tomar café da manhã.

“A noite foi tranquila, o papa se levantou e tomou café da manhã em uma poltrona”, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado.

 

Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite na sexta-feira (14). Na terça-feira (18), a Santa Sé anunciou que foi diagnosticado com pneumonia bilateral.

Na quarta-feira, o Vaticano explicou que os exames de sangue “mostram uma leve melhora” em seu quadro de saúde, que está estável, “em particular os indicadores” de inflamação. No mesmo dia, o pontífice recebeu uma visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que o chamou de alerta, responsivo e de bom humor.

Francisco está trabalhando e se mantendo informado através da leitura de jornais. O papa consegue se movimentar dentro de seu quarto no hospital, atende algumas ligações telefônicas e continua com alguns afazeres administrativos, segundo a agência Reuters.

Nos últimos anos, o papa tem enfrentado problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Quando jovem, ele desenvolveu pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade de respirar, e teve parte de um pulmão removido.

Conforme o Vaticano, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM