Estudantes de escolas públicas de todo o país podem realizar inscrição para realizar o concurso de redação

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o Programa Jovem Senador de 2025. Ao todo, 27 estudantes de escolas públicas estaduais de todo o Brasil vão passar uma semana em Brasília, de 18 a 22 de agosto, conhecendo o trabalho dos parlamentares no Senado.
A primeira etapa do processo seletivo é a redação. O tema escolhido neste ano é “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. O objetivo é incentivar os jovens a serem protagonistas e transformar promessas antigas e novas ideias em ações ambientais concretas.
O tema também está diretamente alinhado aos princípios da Constituição Federal de 1988, que garante o meio ambiente como um direito fundamental a ser preservado para as gerações presentes e futuras.
Como participo?
O estudante que deseja se candidatar deve estar regularmente matriculado e frequentar uma escola pública estadual e ter, no máximo, 19 anos até 31 de dezembro de 2025. Além disso, precisa estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre 18 e 22 de agosto.
O programa oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades importantes como liderança, argumentação e busca do consenso, além de permitir que apresentem sugestões legislativas que podem ser transformadas em projetos de lei.
Seleção
A prova de redação é realizada na própria escola do candidato. Todo o material necessário para participar do concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, pode ser consultado pelo site do Programa Jovem Senador.
Na etapa estadual, a instituição seleciona a melhor redação. Depois dessa etapa, a Secretaria de Educação do estado seleciona as três melhores. Em seguida, o Senado escolhe o melhor texto de cada estado.
O autor ou autora da redação selecionada se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.
Calendário
- Final das inscrições – 30/4
- Seleção da etapa estadual – 30/5
- Seleção da etapa Senado – 13/6
- Anúncio dos vencedores – até 27/6
- Semana de Vivência Legislativa – 18/8 a 22/8