Inscrições com as notas do Enem começam nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 21 de janeiro.
Por g1 — São Paulo
Reprodução
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As notas são usadas para a inscrição no Sisu, sistema onde os alunos concorrem às vagas nas universidades públicas no país.
➡️ As inscrições para o programa começam nesta sexta-feira (17) e seguem abertas até o dia 21 de janeiro.
🔴 ATENÇÃO: assim como em 2024, o programa terá apenas uma edição —só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente acontecia nos meses de junho ou julho.
Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É preciso ter feito o Enem 2024, não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro.
Cronograma do Sisu:
- Abertura das inscrições: 17 de janeiro
- Encerramento: 21 de janeiro
- Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro
- Matrículas: 27 a 31 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
📝 Como funciona a inscrição no Sisu:
- LOGIN: Na página do Sisu, clique em “Fazer Inscrição” e, na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
Sisu: tela de login para fazer a inscrição — Foto: Reprodução/Inep
- DADOS: Antes de começar, confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. É possível alterar esses dados a qualquer momento.
Sisu: tela de confirmação dos dados — Foto: Reprodução/Inep
- INSCRIÇÃO: Na tela “Minha inscrição”, você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar a sua inscrição ao longo de todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
Sisu: tela para iniciar a inscrição — Foto: Reprodução/Inep
- PESQUISA DE VAGAS: É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. A recomendação éconsultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).
Sisu tela 5 — Foto: Reprodução/Inep
- DETALHES SOBRE AS VAGAS: Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis.
Sisu: conhecendo as vagas — Foto: Reprodução/Inep
- MODALIDADE: Leia com atenção as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações exigidas para comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso — Foto: Reprodução/Inep
- CONFIRMAÇÃO: Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na ato da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição — Foto: Reprodução/Inep
- CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO:Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode mudar a suas opções durante todo o período de inscrições do Sisu.
Sisu: inscrição concluída — Foto: Reprodução/Inep
- NOTAS DE CORTE: Em Classificação Parcial, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.
- Num primeiro momento, não tem notas de corte, que só são disponibilizadas no segundo dia.
- A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam.
- Por isso, é preciso ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.
- A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso.
- ATENÇÃO: Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.
Sisu: tela da classificação parcial — Foto: Reprodução/Inep