Alerta de chuvas intensas abrange diversas regiões do país e deve se manter até esta segunda-feira (28/10)
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em diversas regiões do Brasil. O aviso começou no domingo (27/10) e deve se manter até esta segunda-feira (28/10)
O alerta indica baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O órgão informou ainda que, em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar sob as árvores, pois há risco leve de quedas e descargas elétricas, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
No Centro-Oeste, as regiões afetadas são Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal. No Sudeste, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e o Rio de Janeiro também aplacam no alerta.
Na Região Norte, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e Acre estão entre as áreas afetadas. No Nordeste, apenas a Bahia deve registrar chuvas intensas.
Novembro
Para novembro, as chuvas devem seguir acima da média no Sudeste e no Sul. A maioria dos estados dessas regiões deve receber chuvas robustas.
No Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a tendência é de chuva abaixo da média, com um déficit que pode variar entre 10 mm e 30 mm ao longo do mês. Mesmo com as precipitações abaixo, algumas localidades ainda receberão chuvas pontuais e intensas.