Ministro das Relações Exteriores assume papel de representar o Brasil na cúpula dos Brics, após acidente doméstico de Lula
Itamaraty/Divulgação
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou na manhã desta segunda-feira (21/10) a Kazan, na Rússia, para a 16ª Cúpula dos Brics.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)havia confirmado presença no evento, mas precisou cancelar sua ida após sofrer um acidente doméstico no sábado (19/10). Por recomendação médica, o titular do Planalto não pode embarcar em longas viagens de avião.
Segundo boletim médico do hospital Sírio-Libanês, Lula possui um ferimento corto-contuso em região occipital, ou seja, um machucado na cabeça e precisou levar pontos.
O médico Roberto Kalil viajou de São Paulo para Brasília a fim de examinar o presidente e disse se tratar de “um traumatismo craniano, que é como chamamos sempre que alguém bate a cabeça num acidente como esse. Houve sangramento no cérebro. Foi sério, mas ele está bem”, falou para a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.
Vieira, então, foi designado para substituir Lula no evento e representar os interesses do Brasil na cúpula.
As reuniões dos Brics e bilaterais começam na terça-feira (22/10) e vão até a quinta-feira (24/10).
Lula repousa
Após o acidente, Lula repousa nesta segunda no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência, e fará novos exames apenas nesta terça-feira (22/10) ou na quarta-feira (23/10).
Dessa forma, não haverá novos boletins médicos ao longo deste dia e também não existe agenda oficial prevista.
“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência.