Maria José Rocha Lima*
A Casa da Educação Anísio Teixeira aplaude de pé o poeta Miguel Lucena pelo poema dedicado aos professores; a benção do padre Rafael, da Igreja de São Sebastião, em Planaltina/DF; a professora Denise Silva, pela articulação das homenagens e seu compromisso e reconhecida atuação profissional; e a Coordenação Regional de Ensino de Planaltina/DF, pelo reconhecimento do valor do professor.
O poeta, escritor e delegado aposentado Miguel Lucena (Miguezim de Princesa) não surpreende, porque há três décadas já apoiava as lutas da Casa da Educação na Bahia, em defesa da valorização dos professores, tendo publicado um poema épico declamado pelo Brasil afora, intitulado Batalha de Mestre/Homenagem aos professores do Brasil – Miguezim de Princesa: “Escolas desmoronam. Há protestos,/mas há também o gozo infinito de sádicos que mantêm calado o grito de uma legião de analfabetos./Canta-se o canto de guerra de quem luta./Embora o canto nunca seja unânime,/sufoca sim o medo pusilânimede homens fracos que não saem da gruta./Bravo guerreiro, gigante das batalhas,/transpõe barreiras, derruba muralhas E se orgulha de ser um lutador./E bate os sádicos através da luta,Inda transforma os que estão na gruta/ E se orgulha de ser professor”!
O padre Rafael, um representante de Nosso Senhor Jesus Cristo no seu ministério, abençoa os professores, revelando o seu compromisso com educação. O ato do padre é um ato de amor pela educação. A palavra bênção geralmente traduz o hebraico berakhak, que pode significar algo como “bênção”, “fonte de bem”, “prosperidade”, “louvor de Deus”, “presente” e “acordo de paz. O sacerdote nos encoraja a olhar com esperança para o futuro da educação, na certeza de que na educação e nos professores está a semente da esperança.
A professora Denise Silva, minha amiga, parceira de longa data, na defesa da educação de qualidade, uma alfabetizadora de mão cheia, que participou de Projetos de Formação de Professores, como para Gostar de Ler e Escrever Pensando, Feliz Cidade, parcerias entre Casa da Educação Anísio Teixeira/ Universidade de Brasília -UnB e 6a Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que tinha à frente o delegado Miguel Lucena. Projetos que, reunidos a outras iniciativas, me permitiram receber o Prêmio Darcy Ribeiro da Câmara dos Deputados.
A educadora Denise Silva é professora que não oferece, apenas, os seus conhecimentos teóricos, mas as suas convicções e o seu compromisso com a aprendizagem de cada um dos seus alunos. É uma profissional que sabe combinar as linguagens: da cabeça, do coração e a das mãos, harmoniosamente. E daí a alegria de ensinar.
A Coordenação Regional de Ensino de Planaltina merece o nosso aplauso porque, neste momento, prestar homenagem aos professores, sempre malpagos, é um passo generoso diante do desafio da educação. Os coordenadores da Regional de Ensino de Planaltina demonstram compromisso e responsabilidade, e seguem em frente com coragem e perseverança, como defendeu o Papa Francisco.
No novo pacto educativo, a função dos professores deve ser reconhecida e apoiada decididamente. Para o Papa, é preciso construir pontes, superar as diferenças que cria muralhas, respeitando as nossas tradições, para seguirmos em frente, como quiseram o padre Rafael e os professores de planaltina, na missa dominical, que Deus nos abençoe.
Continuem rezando pelos professores.
*Mestre em educação e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991-1999. É Fundadora da Casa da Educação Anísio Teixeira. Foi agraciada com o Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro da CECD e recebeu o Diploma Bertha Lutz, do Senado Federal por ser a primeira parlamentar brasileira a criar Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia.