Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 84% dos eleitores de Marçal declaram voto em Nunes, e Boulos fica com 50% dos eleitores de Tabata.
Nunes e Boulos após definição de 2º turno em SP — Foto: Leco Viana/Estadão Conteúdo/Roberto Sungi/Estadão Conteúdo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (10), a primeira após o fim do primeiro turno em São Paulo, mostra Ricardo Nunes (MDB) com 55% das intenções de voto e Guilherme Boulos (PSOL), com 33%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e a “Folha de S.Paulo” foi realizada entre 8 e 9 de outubro e entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-04306/2024.
No grupo de eleitores que votou em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, 84% agora declaram voto em Nunes, contra 4% que escolhem Boulos. No eleitorado de Tabata Amaral (PSB), 35% indicam preferir o atual prefeito, e 50% migram para o candidato do PSOL.
Também presente no segundo turno de 2020, Boulos parte de um índice similar (tinha 35% na primeira pesquisa após o primeiro turno da eleição municipal anterior), e vê seu adversário iniciar esta etapa da campanha em patamar mais alto (Bruno Covas, do PSDB, partiu de 48% das intenções de voto, tendo como vice Ricardo Nunes).
Boulos fica atrás de Nunes em todos os grandes segmentos demográficos do eleitorado, com distância menor entre os mais escolarizados (52% a 38%) e entre quem tem renda familiar superior a 5 salários (52% a 41%).
Veja os números da pesquisa estimulada
- Ricardo Nunes (MDB): 55%
- Guilherme Boulos (PSOL): 33%
- Em branco/nulo/nenhum: 10%
- Não sabe: 2%
Pesquisa espontânea
O Datafolha também pesquisou a intenção de votos espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores pelos entrevistadores.
- Ricardo Nunes (MDB): 41%
- Guilherme Boulos (PSOL): 29%
- No 15: 2%
- No atual: 2%
- Outras respostas: 4%
- Em branco/nulo/nenhum: 10%
- Não sabe: 12%
Escolha do candidato
O Datafolha perguntou aos eleitores se você vota porque é o candidato ideal ou se não chega a ser o candidato ideal, mas não há opção melhor.
Para 59% do total do eleitorado, não há candidato melhor, 40% é o candidato ideal.
Ricardo Nunes (MDB)
- 68% (não há opção melhor)
- 31% (é o candidato ideal)
Guilherme Boulos (PSOL)
- 43% (não há opção melhor)
- 56% (é o candidato ideal)
Decisão de voto
85% dos entrevistados disseram que estão totalmente decididos a votar e 15% disseram que o voto pode mudar.
Entre os eleitores de Nunes:
- totalmente decidido a votar (85%)
- o voto ainda pode mudar (15%)
Entre os eleitores de Boulos:
- totalmente decidido a votar (86%)
- o voto ainda pode mudar (13%)