As cidades que estão em fusos horários diferentes do horário oficial de Brasília tiveram que se adaptar. Eleições municipais têm quase 15.600 candidatos a prefeito e 432 mil a vereador.
Por Jornal Nacional
Eleições municipais vão ocorrer no mesmo horário em todo o país, de acordo com o fuso de Brasília, pela 1ª vez. — Foto: Reprodução/Jornal Nacional
Pela primeira vez, as eleições municipais vão ocorrer no mesmo horário em todo o país, de acordo com o fuso de Brasília.
Deu trabalho, mas as 570 mil urnas eletrônicas já estão nas mais de 500 mil seções eleitorais pelo país para receber neste domingo (6) os votos de quase 156 milhões de eleitores.
São quase 15.600 candidatos a prefeito e 432 mil a vereador.
O Tribunal Superior Eleitoral concluiu, em uma cerimônia, a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais. O resultado foi apresentado para representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil, e outras entidades que fiscalizam o processo eleitoral. Está tudo funcionando corretamente.
E pela primeira vez nas eleições municipais, todos os eleitores votarão ao mesmo tempo, seguindo o horário oficial de Brasília, das 8h às 17h –ao mesmo tempo, mas com ajustes.
As cidades que estão em fusos horários diferentes do horário oficial de Brasília tiveram que se adaptar. Afinal, o Brasil tem quatro fusos.
No Acre, a votação vai começar mais cedo: às 6h, e também vai terminar bem mais cedo, às 15h.
Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia, as seções eleitorais abrem às 7h e fecham às 16h.
O Amazonas tem dois fusos. Assim, em 11 municípios do interior do estado, a votação vai ser entre 6h e 15h.
Já na capital Manaus e em outras 50 cidades, os eleitores vão votar das 7h às 16h.
E muito eleitor gostou da adaptação.
“Lá em casa, a gente sempre vai no primeiro horário”, disse uma eleitora.
“Já vota e fica tranquilo o resto do dia, né?”, afirma outro eleitor.
Encerrada a votação em todo o país, às 17h, hora de Brasília, com todas as urnas fechadas, o TSE já inicia a contagem dos votos.
A divulgação dos resultados será em tempo real e, nas 103 cidades com mais de 200 mil eleitores –e que por isso podem ter segundo turno–, com a liberação também dos dados por zonas eleitorais.
Agora é pensar no voto deste domingo. A aposentada Stella Maris Manica já planejou tudo:
“Acordo, tomo meu cafezinho, e me arrumo toda cheirosa, bonitinha, e vou votar, né? Isso é sempre, sempre. Sempre foi assim e assim eu sou”, disse Stella.