Itens vão beneficiar crianças e adolescentes nas Praças dos Direitos e Estações da Cidadania e também o Museu Vivo da Memória Candanga
“Vamos continuar trabalhando juntos para melhorar a capacitação e a vida desses estudantes que tanto precisam de acesso à informação e crescimento profissional”, disse o governador Ibaneis Rocha, que ressaltou a importância da parceria com o TST | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Em mais uma importante parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), 860 monitores de vídeo e 330 microcomputadores foram doados pela corte trabalhista ao Executivo local nesta quarta-feira (25). Os equipamentos vão reforçar o aprendizado de aproximadamente 400 crianças, jovens e adolescentes alunos dos cursos de informática básica ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A doação entregue à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) será direcionada para as três Estações da Cidadania – duas em Ceilândia Norte e uma no Recanto das Emas – e para as Praças dos Direitos – uma em Ceilândia e outra no Itapoã
Presente na assinatura do termo de doação, no Salão Nobre do Gabinete da Presidência do tribunal, o governador Ibaneis Rocha destacou a parceria com o TST. “É uma alegria muito grande contar com o Tribunal Superior do Trabalho. Não é a primeira vez que eles fazem doação para o GDF, e vamos continuar trabalhando juntos para melhorar a capacitação e a vida desses estudantes que tanto precisam de acesso à informação e crescimento profissional”, defendeu o chefe do Executivo.
Além desse aporte tecnológico para as regiões administrativas, o Museu Vivo da Memória Candanga será contemplado com 20 monitores de vídeo e 10 microcomputadores, que serão utilizados para digitalização de acervos e modernização dos processos internos.
“Estamos muito felizes de receber os equipamentos, que vão ser de grande valia para toda a comunidade e para o pleno funcionamento do museu”, acrescentou a secretária de Cultura e Economia Criativa em exercício, Patrícia Paraguassu.
Segundo o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, o repasse dos equipamentos ao GDF visa democratizar o acesso à tecnologia entre crianças e adolescentes das três regiões administrativas: “ Esse ato é muito mais do que uma doação, ele simboliza essa comunhão de interesse, no sentido de levar à população do DF uma condição melhor de atendimento, sobretudo no que diz respeito à inclusão digital”.
Inclusão digital
Administradas pela Sejus, as Estações da Cidadania e as Praças dos Direitos são serviços que integram, no mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital em territórios de vulnerabilidade para desenvolvimento social e promoção de cidadania.
“Nesses cinco equipamentos públicos da Sejus, os alunos são atendidos no contraturno escolar. A gente sabe que, na rede pública de ensino, eles já têm essa oportunidade de estudar informática, mas queremos capacitar ainda mais para fazer a inclusão digital desses jovens”, detalhou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, a doação vem como um estímulo para que jovens ocupem posições de trabalhos na área: “Os equipamentos servem como uma estrutura tecnológica e para trilhar o caminho da inclusão digital. Dados mostram que há uma lacuna de 20 mil vagas no setor de tecnologia no DF, e esses programas de inclusão darão conta de grande parte dessas oportunidades”.
Atualmente, o DF conta com três unidades de Estação da Cidadania, sendo duas em Ceilândia (QNM 28 e QNR 2) e uma no Recanto das Emas (Avenida Recanto das Emas, Quadra 113), onde também são realizados os serviços do programa CEU das Artes, parceria entre a Sejus e a Secretaria de Educação (SEE) para promoção de educação integral com difusão de cultura, esporte e lazer. Quanto à Praça dos Direitos, há uma em Ceilândia (QNN 13) e outra no Itapoã (Quadra 203, Del Lago II).
Com informações da Agência Brasília