Na apresentação do projeto para o calçadão, foi divulgado que construção avançaria sobre faixa de areia recém-alargada. Obras deste primeiro trecho devem terminar ainda este mês.
Por Joana Caldas, g1 SC
Primeiro trecho do novo calçadão da Praia Central de Balneário Camboriú — Foto: @bcdroneview/Divulgação
O primeiro trecho das obras do calçadão da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, entrou na fase final dos trabalhos. O pedaço reduziu em 15 metros a faixa de areia alargada.
A Praia Central foi totalmente entregue aos banhistas em novembro de 2021, após as obras de engordamento. Com a conclusão da obra, a média de largura da faixa de areia passou de 25 para 70 metros.
Dois dias depois, o município divulgou o projeto da construção do novo calçadão. Já era previsto que a obra diminuísse a faixa de areia recém-alargada. Com este primeiro trecho, a largura da praia passou de 70 para 55 metros.
Este primeiro trecho fica na Barra Sul, entre as ruas 4400 e 4600. Ele tem 230 metros e a construção foi paga por uma construtora.
O trecho tem playground, academia ao ar livre, parque para cachorros e infraestrutura para instalação futura de quiosque pequeno. Conforme a construtora, as outras partes do calçadão seguirão o processo licitatório padrão.
A prefeitura disse em nota que esse trecho-piloto servirá de base para execução em todo o restante da orla e “poderá haver adequações de acordo com a necessidade”. O município não divulgou outras informações sobre o projeto do calçadão, mesmo após repetidos questionamentos feitos pelo g1.
Após a entrega da obra, a prefeitura ficará responsável pela manutenção do trecho, segundo a construtora.
Projeto de trecho-piloto do novo calçadão de Balneário Camboriú — Foto: Reprodução/FG Empreendimentos
Trecho-piloto do novo calçadão da Praia Central, em Balneário Camboriú — Foto: @bcdroneview/Divulgação
Projeto de reurbanização da orla da Praia Central
O trabalho de reurbanização vai revitalizar a área entre a praia e a Avenida Atlântica. Além do calçadão mais largo, para pedestres, também está prevista ciclofaixa e uma faixa específica para corrida.
De acordo com o projeto, ao longo da orla haverá parque, playground infantil, academia de ginástica, local para animais de estimação, bicicletários e decks.
Os quiosques também serão reformulados. Estão previstos também novos postes de iluminação e lixeiras.
Após as obras de reurbanização ficarem prontas, será feito o plantio da vegetação de restinga, de acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi.
A restinga é uma exigência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para dar o licenciamento ambiental para a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central.
Vista área do trecho-piloto do novo calçadão de Balneário Camboriú — Foto: @bcdroneview/Divulgação