Investimento de R$ 6 milhões também vai contemplar nova rede de drenagem para a estação do Metrô e fonte com dança das águas e efeitos luminosos
Reprodução
As equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) seguem com as obras de renovação em um dos pontos mais icônicos de Taguatinga. A Praça do Relógio, que por muitos anos foi palco de diversas manifestações culturais na região, está passando por uma transformação para acompanhar as modernizações feitas no centro de Taguatinga. Para a reforma no local, o governo investe aproximadamente R$ 6 milhões.
A obra gera cerca de 40 empregos e, no momento, os homens trabalham nas fases de terraplanagem, execução de calçadas e meios-fios e instalação da fonte luminosa. O monumento do relógio também já está quase finalizado. Foi realizada a restauração completa da estrutura externa da torre, faltando apenas a instalação do acrílico azul.
“Essa é a última obra que faltava para deixar o centro de Taguatinga totalmente transformado. Já fizemos a infraestrutura e drenagem, agora o próximo passo é o calçamento e a colocação dos bancos também. A parte da fonte é a última etapa. A torre do relógio também terá uma iluminação especial noturna. O local ficará totalmente novo para a população contemplar”, disse o secretário de Obras, Valter Casimiro.
Os serviços na Praça do Relógio também prometem acabar com os alagamentos que afetam as entradas do Metrô. Isso porque será construída uma nova rede de drenagem nas imediações da estação.
“O Metrô alagava toda vez que chovia. A água descia pelas escadas e ia para dentro da estação. Com a obra, vamos implementar 231 metros de uma nova rede de drenagem. Serão sete bocas de lobo ao todo, sendo três instalados perto do Metrô para captar essa água que se acumula ali na região”, detalhou a responsável técnica pela obra, Gabriela Franca.
De acordo com a engenheira, os espelhos d’água da Praça do Relógio também serão renovados: “As duas fontes estarão em pleno funcionamento. Vai ficar lindo, porque são diversos bicos de jatos, vai ter dança das águas com efeitos luminosos. Um aspecto bem diferente do que estavam acostumados a terem aqui”.
O taxista Helson Jorge Oliveira, 73, trabalha na Praça do Relógio há 20 anos. Ele lembra como estava a situação do espaço e a importância das obras em um dos principais pontos de Taguatinga: “Eu trabalho nesse ponto de táxi aqui da praça há muitos anos. Essa reforma precisava sair do papel, estava com calçada e bancos quebrados”.
Questionado sobre o que a Praça do Relógio representa para ele, comentou: “Esse lugar aqui é tudo para mim. É o meu ganha-pão. Agora, o povo vai querer conhecer a nova praça e o movimento vai aumentar, e minha clientela também. Vai ficar linda”, disse.
A dona de casa Lenilda Carmelo, 63, está com a mesma empolgação. Para ela, o espaço vai ser uma nova atração de lazer para levar os netos. “Antigamente, eu tinha medo de passar aqui porque não tinha segurança. Essa reforma era muito aguardada por todos nós. A minha expectativa é que eu possa trazer meus meninos para virem brincar com segurança. Acho que eles vão gostar”, compartilhou.
Com informações da Agência Brasília