Processo de recuperação da pista segue em andamento. Expectativa é retomar a operação do aeroporto com capacidade inicial de 50 voos diários
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, já tem data de reabertura parcial. Após avançar nos trabalhos de recuperação da pista, a Fraport Brasil acredita que será possível reabri-lo, com pista reduzida, no dia 21 de outubro deste ano. Essa informação foi divulgada pelo jornal Zero Hora.
De acordo com a publicação, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado à Aeronáutica, já foi comunicado da previsão. A pista do Salgado Filho ficou 23 dias submersa, durante o período crítico das enchentes no Rio Grande do Sul, e foi bastante danificada.
Segundo a Fraport Brasil, quase toda a estrutura da pista precisou ser reconstruída. Em primeiro momento, a expectativa é liberar 1,7 mil metros dela para atender, parcialmente, a primeira retomada de voos.
A operação parcial de pousos e decolagens, em outubro, está estimada em 50 voos diários. O trabalho de recuperação da pista foi dividido em três fases:
- Limpeza e avaliação de danos;
- Recuperação das áreas necessárias para retomada parcial dos voos. Essa está prevista para terminar em outubro;
- Recuperação das áreas em que não houver movimentação de aeronaves.
A previsão da Fraport Brasil é concluir todo o trabalho de recuperação dos 3,2 km da pista do Salgado Filho, assim como dos taxiways e do pátio de aviões, até dezembro deste ano. (Metrópoles)