Vitória contra o cazaque Gusman Kyrgyzbayev garantiu o judoca brasileiro Willian Lima na final da categoria até 66kg masculina
Wander Roberto/COB
O judoca brasileiro Willian Lima (foto em destaque) brilhou na manhã deste domingo (28/7) na Arena Champs de Mars e vai à final da categoria até 66kg. Aos 24 anos, o atleta venceu o cazaque Gusman Kyrgyzbayev no golden score e já assegurou pelo menos a medalha de prata para o Time Brasil em Paris.
Willian foi agressivo desde o início da luta, enquanto o cazaque veio com abordagem mais conservadora e cautelosa. Com apenas um minuto de combate, Kyrgyzbayev foi punido com um shido. Logo na sequência, o brasileiro seguiu ofensivo e o adversário foi punido novamente.
Apesar da agressividade, Lima não conseguia nenhuma entrada e a luta foi para o golden score. Na reta final do combate, Willian garantiu um bom ataque, mas não derrubou o rival. Na sequência, o paulista colocou Kyrgyzbayev de costas no chão, garantiu o ippon e a vaga na final.
Quem é o William Lima
O atleta de 24 anos é um dos destaques da categoria meio-leve do Brasil. Natural de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, ele treina judô desde os 6 anos de idade. Seu sonho era ser nadador, mas devido a sua altura (1,65m) foi aconselhado a seguir nos tatames.
Ele conquistou três medalhas de ouro no Pan-americano, em 2021, 2022 e em 2024. Também foi campeão mundial na disputa para atletas com menos de 21 anos. O judoca é 3º sargento da Marinha e também se destacou em competições militares. Ele foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Em 2023, nasceu o primeiro filho do atleta, Dom. O pequeno tinha apenas 28 dias quando ele lutou no Chile. Muito emocionado, Willian dedicou a medalha ao filho e à esposa, Maria Júlia. “Eu comecei a ter uma força e motivação maior ainda pelo nosso filho pois eu não sonho mais sozinho, é um sonho olímpico de nós três”, declarou o papai à sua família no Instagram.