Maria José Rocha Lima[1]
A Diretora Anete Cardoso é um exemplo a ser imitado. Ela promoveu uma verdadeira revolução na Escola Córrego do Arrozal, que fica localizada entre a área rural de Sobradinho, perto da divisa com Planaltina. Ela começou, em 2022, à frente da direção, o processo de transformação da escola. Pesquisou em quais programas do governo local e federal poderia inscrever o colégio para receber verbas que contemplassem todas as mudanças necessárias e foi atrás de parlamentares para apresentar a proposta pedagógica e as carências dos estudantes, sensibilizando distritais a destinar emendas para reformas estruturais.
A deputada doutora Jane Klébia, que foi um dos parlamentares procurados, investiu e celebrou os resultados alcançados.
Dra Jane fala da transformação da escola com a mais viva alegria, justificando que “é um exemplo a ser imitado”. Para a deputada Jane, “a transformação é possível, não é milagre, é ação, é o resultado de um trabalho de equipe, trabalho cuidadoso e competente, adotando bases práticas e teóricas, que exigem muito esforço e conhecimentos, aproveitando bem todos os recursos disponibilizados”.
Hoje, o cenário da Escola do Córrego do Arrozal é bem diferente. Os 200 alunos atendidos — 100 deles em período integral — têm aulas em salas equipadas e espaços de brincadeira e de desenvolvimentos renovados. Ela reuniu os professores e definiu os pilares que guiariam o projeto pedagógico da escola: uma educação em tempo integral, antirracista e em direitos humanos.
Os sucessos da Escola do Córrego Arrozal já registrados pelo Correio Braziliense, no último domingo, 21 de julho de 2024, na coluna Trabalho & Formação, pela jornalista Mariana Niederauer, representa mais uma aprendizagem: um contato dos alunos, funcionários, professores com a grande mídia, com repercussões em sites e blogs. Esta experiência por si só foi importante para as aprendizagens dos alunos, da comunidade escolar, que, neste momento, saem do lugar de anonimato para serem reconhecidos como personagens de uma história real e significativa. Penso que ricas atividades didáticas podem ser realizadas a partir da leitura do Correio Braziliense e outras matérias com os alunos. Nas classes de alfabetização, é uma belíssima aprendizagem para a descoberta de que tudo que realizamos, que conhecemos, podemos escrever com letras! Também para os alunos mostrarem nas suas famílias a importância da sua escola e consequentemente a importância da comunidade escolar de que ele é parte.
São louváveis as estratégias didáticas como as aulas viagens promovidas pela diretora da Escola do Córrego do Arrozal ao oferecer novas oportunidades que possibilitam aos alunos, professores e funcionários da escola experimentarem novas sensações, despertando o desejo de conhecer, associando educação e cultura. Também a diretora promove valores como a merenda em volta da mesa devidamente ornamentada. É mesa com cores, sabores e saberes. Com diria o poeta, com açúcar e com afeto.
Nós, educadores da Casa da Educação Anisio Teixeira, sempre realizamos aulas-viagens e sabemos o quanto essas estratégias didáticas são eficientes. Fizemos visitas ao CCBB; Museu da Caixa Econômica; frequentamos salas de cinemas, teatro. No Projeto Todos Lendo na Esplanada, que coordenei na Assessoria Especial do Ministro da Educação, numa parceria MEC/ GEEMPA, levamos os alfabetizandos adultos a Porto Alegre, no avião da Presidência da República.
“Nossa escola é um espaço em que a criança pode vivenciar várias experiências e levar tudo o que aprende para a vida. Por isso, afirmamos que toda escola é o centro de uma comunidade: ela une o ser, o estar, o brincar, o cuidar, o comer, o expressar”, acentuou a diretora.
Parabéns a toda a equipe da Escola Córrego Arrozal!
Professora Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Psicanálise. Foi Deputada de 1991-1999. É Presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. É coordenadora de expansão da Soroptimist International- Si- Brasília Sudoeste. Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro.