A partir das 14h30, no horário de Brasília, já será possível acompanhar a festa, que terá como destaque o desfile de 206 delegações
Atletas da delegação brasileira agitam bandeiras brasileiras enquanto navegam em um barco pelo rio Sena no início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024 – (crédito: CARL DE SOUZA / POOL / AFP)
Paris e Brasília — Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 finalmente começaram! Nesta sexta-feira (26/7), um show de luzes, fogos e dança iluminará o rio Sena, que será palco da Cerimônia de Abertura dos Jogos. A partir das 14h30, no horário de Brasília, já será possível acompanhar a festa.
Todas as 205 delegações vão desfilar em barcos na água em um trajeto de 6km, que será televisionado por meio de câmeras dentro dos barcos para que os espectadores consigam ver os atletas de perto.
O desfile seguirá o curso do rio, de leste a oeste, partindo da da ponte Austerlitz e contornará as duas ilhas no centro da cidade (a Île Saint Louis e a Île de la Cité) antes de passar por baixo de pontes e portões no Sena.
A cerimônia de abertura terá exibição no Brasil nos mesmos canais oficiais de transmissão dos Jogos pela TV Globo, Sportv, Globoplay e Cazé TV.
Veja destaques da cerimônia:
Esquema de segurança
O esquema de segurança foi intensificado em todos os pontos da cidade. Somente pessoas credenciadas e com os bilhetes podiam acessar as proximidades do Rio Sena. Além dos policiais franceses, agentes de segurança de outras nacionalidades reforçaram o esquema com 45 mil profissionais. A preocupação foi redobrado após o vandalismo em estações de trem nos arredores de Paris e ameaça de bomba no aeroporto Basileia-Mulhouse, na Suíça, a 460km da capital francesa.
Porta-bandeiras do Brasil
O porta-bandeira do Brasil, Isaquias Guimarães Queiroz, chega para embarcar no barco da delegação às margens do rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024. CARL DE SOUZA / POOL / AFP
O Time Brasil está pronto para o começo da Cerimônia. Em preparação para o desfile, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou uma foto dos porta-bandeiras do Brasil para o momento.
Pela segunda vez, o Brasil foi representado por um homem e uma mulher. O canoísta e quatro vezes medalhista olímpico, Isaquias Queiroz, e Raquel Kochhann, do rugby sevens, repetiram o feito de Bruninho (vôlei) e da judoca brasiliense Ketleyn Quadros na cerimônia esvaziada em Tóquio-2020.
Show de Lady Gaga gravado
A cantora estadunidense Lady Gaga também abrilhantou o espetáculo. Contudo, a performance não foi ao vivo, o que frustrou fãs da região na qual começou a festa. A reportagem do Correio que estava no local flagrou o momento em que a artista gravou a apresentação. Tudo ocorreu cerca de três horas antes do início oficial da cerimônia.
Brasil encanta plateia
Sozinhos em um barco, o Time Brasil levou a festa para Olimpíadas. Com a empolgação dos porta-bandeiras, os atletas cantaram e dançaram enquanto acenavam com bandeiras do país.
Fonte: Correio*