Além de fazer as temperaturas caírem pelo Brasil, a frente fria pode causar chuvas em algumas localidades
Rafaela Felicciano/Metrópoles
A frente fria que chega ao Brasil promete fazer valer o nome da estação atual: inverno. As temperaturas devem despencar. O avanço do ar frio vai mudar o cenário atual. O veranico que estabilizou as temperaturas chegou ao fim nesta quinta-feira (25/7), conforme o site Climatempo.
Com a aproximação do fim do mês, a frente fria vai avançar e reduzir as temperaturas. Como consequência do fenômeno, também deve haver chuvas em algumas regiões.
A frente fria entra no Brasil pelo Rio Grande do Sul, no próximo domingo (28/7). O fenômeno vai atuar principalmente em outros estados do Sul, e também em São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação de uma frente fria é marcada pela expansão da extremidade dela ao deslocar o ar quente. A consequência típica é a redução nas temperaturas e também na umidade relativa do ar. As chuvas podem ocorrer imediatamente antes ou após a frente fria.
Baixa umidade
Neste momento, o Inmet mantém um alerta de baixa umidade que contempla toda a região Centro-Oeste, a faixa mais ao sul da região Norte, parte da região Nordeste, o estado de São Paulo e o norte do Paraná. O aviso é válido até o início da noite desta sexta.
Alguns exemplos da atuação da frente fria estão no Rio Grande do Sul. O município de Canguçu (RS) deve registrar 10°C na madrugada desta sexta-feira (26/7), mas no domingo os termômetros caem para 8°C. No mesmo dia, moradores de Santa Vitória do Palmar (RS) terão mínima de 7°C.