Novacap, DER e SLU aceleram trabalho na avenida após quebra de contrato com empresa; vice-governadora Celina Leão visitou o local neste sábado (13)
Divulgação/Agencia Brasília
A espera acabou e o asfalto tão aguardado por moradores e comerciantes da QND 50 chegou. Em 36 horas, esse trecho da Avenida Hélio Prates, que passa em frente ao comércio Agro Boi, recebeu serviços de reaterro, terraplanagem, compactação do solo, imprimação e, por último, a instalação da capa asfáltica. As obras na via estão sendo executadas com funcionários, maquinário e insumos fornecidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A vice-governadora Celina Leão visitou o canteiro, acompanhada do secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, neste sábado (13).
“Aquele buraco já foi tampado, já começaram a passar massa asfáltica, então, aquele problema já foi resolvido e, no prazo máximo de 60 dias, essa via aqui vai ser entregue à população do Distrito Federal”, afirmou a vice-governadora. “Toda a força de trabalho do governo ficará aqui até a gente resolver essa situação. A gente repudia esse tipo de situação, dá uma indignação muito grande para nós, gestores, quando essas empresas não cumprem o contrato, mas o GDF tomou postura, nosso secretário assumiu e vai ficar aqui até resolver essa situação”, acrescentou.
O secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro, reforçou a celeridade dos serviços, após o GDF assumir a gestão das obras, na última quinta-feira (11). “Estamos empenhados em concluir todas as frentes de serviços deixadas abertas pela empresa contratada o quanto antes”, apontou. “Precisamos enaltecer o grande trabalho desempenhado pelas equipes da Novacap e do DER-DF que nos deram resposta imediata e, em menos de dois dias de trabalho, já estão pavimentando trecho da via”, ressaltou Casimiro.
O comerciante Carlos Moreira ficou satisfeito com a velocidade com que os serviços avançaram. “Em dois dias, o GDF fez muito mais do que a empresa contratada fez em um ano. Desde o início das obras, o movimento do comércio caiu bastante. Agora, estou otimista de que nossa realidade volte ao normal”, comemorou.
Morador da região há 52 anos, o artista plástico Lúcio Gomes apontou que “já tinha quatro meses que ninguém vinha trabalhar nessa área”. “A vice-governadora prometeu e cumpriu, o GDF fechou o buraco. Agora nós estamos satisfeitos.” Já o aposentado Maxwell Castro lembrou o risco que a cratera aberta oferecia à população: “Buraco horrível, caiu o carro, ficava o pessoal atravessando, tinha criança atravessando e não tinha passagem”.
Além da Novacap e do DER, o Serviço de Limpeza de Urbana (SLU) executa serviços de varrição, limpeza completa das calçadas e vias públicas e remoção de folhas, papéis e outros detritos. As equipes do SLU também seguem na pintura de meios-fios ao longo de toda a extensão da avenida.
No momento, máquinas e operários da Novacap trabalham num trecho de 500 metros situado entre o posto de combustível BR e o comércio Agro Boi, sentido Pistão Norte. Em outro trecho de 500 metros, situado entre os postos de combustível Pit Stop e Melhor, os serviços são executados por equipes do DER.
“Além do pavimento, também vamos instalar os meios-fios, concluir as calçadas, a sinalização e o paisagismo. Acredito que nesse prazo de 60 dias todos os serviços estejam concluídos para que, enfim, possamos retomar a normalidade da região de forma definitiva˜, concluiu o secretário de Obras.
*Com informações da SODF, com colaboração de Fernando Jordão