Arquivo pessoal
Maria José Rocha Lima[1]
A Igreja Batista Shalon da Octogonal vem realizando um dos mais relevantes programas da Universidade da Família: o Curso Mulher Única.
As líderes do curso são Lúcia Antônia, minha amiga há duas décadas, delegada aposentada da Polícia Civil do DF e advogada, e Márcia Fernandes, ex- consultora do Banco Mundial. As duas são muito inspiradoras, porque são mulheres que fogem ao padrão tão explorado, na atualidade, que promove uma perigosa “guerra de sexos”.
Márcia, que ministrou a penúltima aula do curso, não teve dúvida ao deixar o trabalho de consultoria naquela importante instituição para administrar a sua casa, cuidar da sua família. Ela afirma: “Ah, se as mulheres soubessem que o cuidar do lar, dos seus, é a atividade mais nobre de todas”!
O curso reúne as verdades bíblicas milenares sobre a mulher, a imagem que Deus projetou para ela e a sabedoria e atuação das mulheres nas Sagradas Escrituras, a partir do roteiro da obra Mulher Única Sabedoria & Visão Para Maximizar Sua Vida, dos autores Edwin Louis Cole e Nancy Corbett Cole, que escreveram um dos mais importantes livros sobre relacionamentos – para casadas ou solteiras – já escritos. Desse modo, oferecem-nos ferramentas que levaremos para nós e para outras mulheres com as quais convivemos.
A última aula do curso Mulher Única Guerreiras em Casa – Não morra em casa! – foi ministrada por Márcia Fernandes, que ambientou lindamente a sala de aula, ornamentando-a para um banquete de sabedoria e arte.
Márcia não tem medo de ser guerreira em casa, diferentemente do senso comum que preconiza que “ser dona de casa é algo menor diante das mulheres que ocupam altos cargos ou realizam grandes coisas na sociedade”. Ela questiona: “Afinal, o que faz uma dona de casa? Lava, passa, limpa a casa, organiza as coisas, administra as contas do lar, cuida dos filhos, leva e trás os filhos (mãe Uber), quase nada relevante, não é mesmo? Parece tão invisível essa atividade tão especial e importante para a sociedade e para Deus”. Ela observa: “Até o supermercado que antes se chamava Dona de Casa agora é só Dona. Na justificativa da mudança, diz: Porque ser só dona de casa se pode ser dona de tudo”!
Márcia mostra que as mulheres não têm de provar que são capazes, porque já realizaram coisas memoráveis como está escrito na historia milenar. No Capítulo 4 do Livro de Juízes, é contada a história de Débora, que corajosamente liderou o povo de Deus. E, com a orientação Dele, a profetisa convocou Baraque para liderar o exército israelita numa guerra contra os cananeus. (Juízes 4:6, 7). Baraque se mostrou temeroso e disse que só iria se Débora estivesse ao seu lado. Débora concordou, mas lhe avisou que caberia a uma mulher a tarefa de matar o temido general cananeu. Sísera fugiu a pé e buscou abrigo na tenda de Jael. Jael cobriu o general cananeu com uma manta. Ele lhe pediu água e ela lhe deu leite. Jael esperou o exausto Sísera cair num sono profundo, e com um martelo cravou uma estaca de sua tenda na têmpora de Sísera.
Martelo e estaca eram utensílios domésticos das mulheres. Elas montavam e desmontavam tendas. Ela estava sozinha e chamou o inimigo para sua tenda, para seu campo de batalha. Ela usou o que tinha para manter a sua casa em ordem.
Quantas vezes desprezamos o nosso poder de cura na nossa casa, não precisamos de grandes coisas, grandes conhecimentos, apenas um coração contrito, joelho dobrado, vigilantes à porta da nossa tenda. Jael não recebeu o inimigo gritando, acusando-o. Ela foi mansa, doce, chamou ele para dentro e o serviu para ele baixar a guarda. Nosso verdadeiro inimigo não é nosso esposo problemático, mãe, filhos, irmãos, não!
Márcia advertiu que Jael sabia que naquele momento Deus estava dando a ela a oportunidade de interromper um ciclo de opressão e abuso. Ela não ficou conversando com Sísera, muitas são as brigas em nossas casas porque não assumimos o controle.
Benditas sejam as mulheres que cuidam de si e da família!
[1] Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela UFBA e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991 a 1999. É presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. É da Organization Soroptimist International Região Brasil e SI Brasília Sudoeste. Sócia Benemérita da Hora da Criança.
Oh! Glória! Uma renovação e restauração na vida das mulheres, criação divina do Senhor, o Eterno!!