Recanto das Emas apresentou as demandas às autoridades durante a primeira reunião dos conselheiros
Durante o encontro foram apresentadas as principais demandas da comunidade local | Foto: Rodrigo Costa/SSP-
O Conselho Comunitário de Segurança do Recanto das Emas abriu, nesta quarta (24), a primeira reunião dos Consegs-DF do ano, iniciando uma nova fase, marcada pela integralidade nas ações de governo. O evento reuniu mais de 30 lideranças comunitárias, representantes da segurança pública local, da administração regional e das regionais de educação e saúde, entre outros setores.
A reunião foi promovida pela presidente do Conseg da região, Aguida Maciel, e contou também com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, entre outras autoridades. Na abertura, representantes religiosos da região fizeram orações pela vida e segurança de todos.
Ao fim da reunião, foi apresentado um relatório com as principais demandas da comunidade local, como melhorias na iluminação pública – especialmente nas proximidades das escolas -, assim como retirada de carcaças de veículos, aumento do efetivo policial e a criação do segundo conselho tutelar da cidade, entre outras questões.
DF Mais Seguro
A atuação dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) faz parte do eixo Cidadão Mais Seguro, do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, lançado no ano passado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O programa promove eixos de segurança que priorizam projetos, ações e serviços para a manutenção da ordem pública no âmbito da criminalidade.
“A participação dos Consegs é fundamental para melhor articulação com a sociedade civil para a construção e consolidação das políticas públicas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “O que queremos é envolver progressivamente e conjuntamente sociedade e governo nos assuntos e decisões de Segurança Pública.”
Os Consegs
eleição histórica da qual participaram cerca de 2,4 mil pessoas de todas as regiões administrativas do DF. A atuação voluntária e sem fins lucrativos pretende estimular a participação da comunidade no processo político que impacta diretamente a segurança da região do conselho.
Os representantes dos Consegs conhecem de perto a realidade da região que representam e podem validar, dar suporte e eficiência a ações conjuntas com as forças de segurança, a fim de reduzir índices criminais, principalmente a violência contra a mulher. A próxima reunião dos Consegs está marcada para esta sexta (26), em Planaltina.
*Com informações da SSP-DF