Segundo a prefeitura da capital, demanda ultrapassou os 2,9 milhões de usuários e superou a que era registrada aos domingos antes da pandemia.
Movimentação de passageiros no 1º domingo de gratuidade nos ônibus da cidade de SP — Foto: MARCO AMBROSIO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A cidade de São Paulo registrou um aumento de aproximadamente 35% no número de passageiros de ônibus neste domingo (17), primeiro dia de Tarifa Zero nas frotas municipais, em relação ao final de semana anterior.
Segundo a prefeitura da capital, a demanda saltou de 2,2 milhões de usuários para 2,9 milhões. A expectativa da gestão municipal é de que a gratuidade atraia 1,1 milhão de novos passageiros para o sistema de transporte aos domingos.
Os dados da prefeitura apontam um crescimento de 38% na demanda nas regiões periféricas da cidade. Aumentos também foram verificados em linhas que atendem locais de lazer, como Sesc Itaquera, Parque do Ibirapuera e Parque do Carmo.
Ainda de acordo com a prefeitura, o número de usuários superou a média que era registrada antes da pandemia, de 2,8 milhões de pessoas.
Experiência
Movimentação de passageiros no 1º domingo de gratuidade nos ônibus da cidade de SP — Foto: ANDRÉ RIBEIRO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Uma passageira contou à TV Globo que o ônibus que utiliza normalmente costuma ser demorado — e que hoje foi pior, com 1h30 de espera. Outro passageiro reclamou da falta de ar-condicionado em um veículo.
“Achei que demorou um pouquinho, procurei no aplicativo e estava falando um horário, mas não apareceu no horário devido. Deveria colocar mais ônibus. O ar-condicionado do ônibus da minha região não estava funcionando”, relatou Andrea Sicherolli, que é controladora de acesso.
Por outro lado, teve quem também comemorou a ação e disse que a família está aproveitando a tarifa zero pra conhecer mais pontos da cidade.
A dona de casa Simone Vargas é do Rio de Janeiro e gostou da medida. “Aproveitar, né. Tarifa zero. É a segunda vez que venho aqui. Queria aprender a andar em São Paulo e aproveitei. Acho que vai facilitar pra muita gente”. O marido concorda: “É uma maravilha. Nós juntos já dá R$ 9 a passagem. Espero que todo domingo tenha”, disse Edmilson dos Santos.
Por Luiza Vaz, TV Globo — São Paulo