Maria José Rocha Lima [1]
Um dia abençoado de reencontro virtual com Kleber Rosa, que foi candidato a governador da Bahia pelo PSOL em 2022. Kleber foi um aguerrido militante secundarista, que me acompanhava nas lutas do final dos anos 1980 e início dos anos 1990, em defesa da escola pública de qualidade.
O reencontro com Kleber me fez chorar de emoção, o que não conseguia há muito tempo. As lágrimas regaram o encontro e atualizaram memórias indescritíveis. E Kleber Rosa as fecundou cantando generosamente a música da minha campanha, vitoriosa, para deputada, doada pelo compositor baiano Matusalém, autor de Tema para Juliana, imortalizada na voz de Rolando Boldrin (“Se o amor é meu, o coração é meu, de mão beijada eu dou a quem quiser”). Com as lágrimas vieram cortisol, oxitocina e tudo o que limpa os elementos estranhos e promovem a alegria que eu estava precisando nesses tempos tão difíceis.
O reencontro foi raríssimo. Na verdade um reencontro com a minha história, com a História da Bahia e a alegria de saber que as lições políticas compartilhadas não foram em vão. Foram lições fecundas, como mostra a belíssima trajetória de Kleber Rosa, lições que espero durem e sigam em direção ao supremo bem.
1] [1]Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela UFBA, doutorando em educação e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991 a 1999. É presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. É da Organization Soroptimist International Região Brasil e SI Brasília Sudoeste. Sócia Benemérita da Hora da Criança.