Arquivo pessoal
Maria José Rocha Lima[1]
O vereador Rodrigo Teles é o atual presidente da Associação de Câmaras de Vereadores da Área Mineira da Sudene – AVAMS –, que representa 1.081 vereadores. Na semana passada, o conheci e confesso que foi um dos encontros políticos mais fecundos que já realizei nas últimas décadas de luta, especialmente para a expansão da Hora da Criança, da Arte-Educação, para crianças das classes populares.
Acompanhando Rui Aragão em visita à Câmara Federal, buscando contribuir com os trabalhos da Frente Parlamentar da Educação, acidentalmente encontramos o vereador e professor de história Rodrigo Teles, da Câmara Municipal de São Francisco – MG.
Tudo aconteceu a partir do gentil convite do senhor Fábio, assessor do deputado Paulo Guedes (PT/MG), para entrar no seu gabinete, porque a deputada que procurávamos não estava e tinha o gabinete fechado. Enquanto conversávamos sobre as razões da procura da Frente Parlamentar da Educação, luta que travamos para implantar a ONG e Projeto Hora da Criança em outros estados brasileiros, Rodrigo Teles, que estava ao telefone, veio até nós e rapidamente captou a importância do projeto de Arte Educação Hora da Criança, e, após um longo relato da história quase secular da obra, abraçou a causa. Nos dias que se sucederam a agenda foi intensa. Rodrigo Teles nos convidou para audiências com o Ministro Paulo Teixeira, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que destacou ser “o campo lugar de trabalho, mas também lugar de vivência, cultura e de lazer”. E tivemos Rui Aragão representando a educação em audiência com o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, porque desejamos a inclusão na construção de conjuntos habitacionais, sempre que possível, de espaço comunitários para a Escola de Arte Educação para a Hora da Criança.
Quando o encontramos, o vereador Rodrigo Teles já tinha cumprido agenda de Interlocução e Consolidação de parcerias em Brasília –DF, ao lado do deputado Paulo Guedes, com o vice- presidente da República, Geraldo Alckmin, e o procurador federal Carlos Mota, tendo em vista a construção de projetos que priorizem o bem – estar do povo brasileiro, e para isso Legislativo e Executivo precisam caminhar juntos, em sintonia com as demandas da população. Já havia realizado grande manifestação de vereadores em Brasília; participado ativamente do ato pelo Piso Nacional da Enfermagem. Já tinha estado ao lado do deputado Paulo Guedes em audiência com o diretor do DNITS Fabrício Galvão, para tratar da implementação de políticas de infraestrutura de transporte para o Norte de Minas.
Há muitos anos não encontrava políticos tão proativos como o deputado federal Paulo Guedes e o vereador Rodrigo Teles. A essa altura ele já articulou lideranças importantes de Minas Gerais, como a professora Cida, de Urucuia. Não é à toa que ele tem como máxima: “o futuro não espera por ninguém. É hora de agir e criar as oportunidades”.
Arquivo pessoal
[1] Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela UFBA e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991 a 1999. É presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. É da Organization Soroptimist International Região Brasil e SI Brasília Sudoeste. Sócia Benemérita da Hora da Criança.