Documento data do ano 72 e é um dos três únicos holerites já descobertos em todo Império Romano.
Um papiro latino com o contracheque detalhado de um soldado do Império Romano foi descoberto no leste israelense, perto do Mar Morto, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel na quarta-feira (15). O artefato data do ano 72 e foi encontrado em uma antiga fortificação conhecida como Massada.
O pergaminho faz parte de uma coleção de pelo menos 14 documentos latinos recuperados em vários estados de preservação na região. Segundo os especialistas, este é o papiro o mais bem preservado de Massada e um dos três únicos holerites descobertos em todo o Império Romano.
“O contracheque desse soldado incluía deduções para botas e uma túnica de linho, e até mesmo para forragem de cevada para seu cavalo”, afirmou Oren Ableman, pesquisador da Unidade de Manuscritos do Mar Morto da Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado.
Além disso, o papiro fornece um resumo detalhado do salário do soldado em dois dos três períodos de pagamento anuais.
“Surpreendentemente, os detalhes indicam que as deduções quase ultrapassaram o salário do soldado. Embora este documento forneça apenas um vislumbre das despesas de um único soldado em um ano específico, [fica] claro que, considerando a natureza e os riscos do trabalho, os soldados não permaneciam no exército apenas pelo pagamento”, disse o especialista. “Quais eram seus outros incentivos?”
Ableman explicou que talvez os soldados romanos fossem autorizados a realizar saques durante campanhas militares, ou talvez estivessem envolvidos em outros negócios.
A segunda alternativa, por exemplo, é corroborada por um documento do mesmo período encontrado anteriormente na região. Este outro papiro registra o empréstimo realizado entre um soldado e um residente da área — e mostra que o oficial romano cobrava juros muito mais altos do que o permitido.
“Este documento reforça o entendimento de que os salários dos soldados romanos poderiam aumentar por fontes adicionais de renda, tornando o serviço no exército romano muito mais lucrativo”, afirmou.
Por g1*