O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.
FONTE: MEGA CURIOSO
Você já deve ter reparado que existe um furo na parte de baixo do cadeado. Ele fica ao lado do encaixe da chave. Se nunca viu, pegue o objeto e observe. Aparentemente, esse pequeno orifício parece não servir para nada já que o segredo do cadeado está nas engrenagens que são destrancadas pela chave.
Mas o buraquinho tem uma utilidade muito importante e tem a ver, justamente, com as engrenagens. A verdade é que sem ele um cadeado pode não funcionar como realmente deveria. E não, ele não é uma forma de abertura alternativa. Veja na matéria abaixo para que serve o furo no cadeado.
Qual é a utilidade do furo no cadeado?
Se você é curioso, já viu esse buraquinho e, com certeza, tentou enfiar um arame ou palitinho para ver o que acontecia. Mas não é assim que funciona. Assim como o furo na tampa da caneta, o do cadeado tem serventia. Os dois objetivos são:
- Permitir lubrificação;
- Fazer escoamento de água.
Para você entender melhor, primeiro, é preciso conhecer o funcionamento de um cadeado. Dentro desse objeto, existem pinos e molas que são responsáveis por travar o gancho. Eles são posicionados de forma a se encaixar nos dentes da chave. Quando essa é girada, eles ficam todos alinhados, liberando o gancho.
O mecanismo todo, assim como a carcaça do cadeado, é feito de metal. Assim como outras engrenagens, esse sistema precisa ser lubrificado para funcionar corretamente. Desse modo, a primeira utilidade do furo no cadeado é permitir que entre óleo no objeto para garantir que nenhuma peça irá desgastar ou travar.
O buraquinho serve ainda como uma espécie de ralo, deixando passar toda a água e sujeira que entra dentro do cadeado. Se você tem costume de trancar o portão de casa com um cadeado, sabe muito bem que o objeto fica suscetível a chuvas e poeira. Pense bem, o que aconteceria se a água da chuva não saísse de dentro do cadeado?
Possivelmente, você não conseguiria encaixar a chave ou, se conseguisse, não teria como virá-la, pois o mecanismo ficaria travado pela água. O mesmo serve para poeira e outras partículas que entram nele. Dessa maneira, o furo no cadeado garante que a água escoe e que a sujeira seja liberada.