Maior obra viária do DF terá um total de 4 km de muretas feitas em concreto. Além de servirem como proteção no exterior do túnel, elas são usadas para a passagem de cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção
A produção das barreiras New Jersey do Túnel de Taguatinga está perto do fim. Faltam apenas 350 m para que a estrutura esteja totalmente concluída – ao final, a obra estará guarnecida por aproximadamente 4 km de mureta. A última etapa do trabalho tem se concentrado no lado norte da passagem subterrânea, por onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto-Ceilândia.
As New Jersey são peças multifuncionais. Essas pequenas paredes, feitas geralmente de concreto, podem ser usadas para separar o fluxo de veículos, delimitar áreas em obra ou proteger a estrutura de passagens subterrâneas. No Túnel de Taguatinga, as muretas ainda acumulam outras funções.
“Em conjunto com as paredes da passagem subterrânea, as barreiras New Jersey formam o que chamamos de canaleta de utilidades”, conta o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro Silva. “É um vão por onde passam cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção.”
A importância das muretas não se limita ao interior do túnel. Fora dele, a peça é um item de segurança essencial. “Se houver um acidente, as barreiras evitam que qualquer veículo vá parar na outra pista, provocando um estrago ainda maior”, explica o engenheiro Renes Cândido.
Nesta etapa final da produção, algumas New Jersey estão na fase da armação, estrutura feita com vergalhões de aço para dar mais resistência à barreira. Outras já estão com a forma pronta para receber o concreto.
Com Agência Brasília*