Agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão, nesta terça-feira (11). Suspeito é terceirizado que atuava na Ebserh, entidade que administra mais de 40 hospitais universitários no país; MEC ainda não comentou.
A Polícia Federal no Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), uma operação para investigar possível acesso e uso indevido de dados de usuários e funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável por gerir 40 hospitais universitários federais, inclusive o de Brasília (HUB).
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão. O suspeito é um ex-funcionário terceirizado que atuava na empresa. A apuração começou depois que a própria Ebserh comunicou à PF que o homem usou diplomas e certificados falsos no emprego.
Em nota, a Ebserh informou que o funcionário foi imediatamente afastado das atividades junto à estatal, assim que surgiram suspeitas internas quanto à veracidade dos diplomas apresentados pelo profissional.
“A Ebserh desconhece qualquer evidência de vazamento de dados sobre contas de usuários. A Ebserh segue, como sempre esteve, à disposição da Polícia Federal para colaborar com as investigações”, diz nota.
O g1 também questionou o MEC sobre o caso. No entanto, até a última atualização desta reportagem, não recebeu resposta.
A operação ganhou o nome de “Inexperto”, e as investigações tiveram início em 2021. Nesta terça, o mandado de busca e apreensão foi cumprido em Goiânia, com apoio da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.
Segundo a investigação, o ex-funcionário conseguiu credenciais de nível elevado, irregularmente, dentro da área de Tecnologia da Informação da Ebserh, incluindo o acesso às contas dos usuários.
A PF afirma que os investigados podem responder pelo crime de uso de documento falso, mas outros delitos ainda podem ser encontrados nas apurações. O inquérito policial corre na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília. (Com g1)