A Secretaria de Saúde do Distrito Federalinformou que, ao contrário da campanha nacional de vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV), que teve início nesta segunda-feira (1º), o DF não oferece a vacina em unidades de saúde, apenas em escolas públicas e privadas.
De acordo com a pasta, o DF segue um calendário diferente e já está na terceira etapa da vacinação em 2014. No restante do país, a segunda etapa começou nesta segunda-feira.
Em 2013, o Distrito Federal foi pioneiro na aplicação da vacina para crianças de 11 a 13 anos, faixa etária que está sendo vacinada em todo o país. No Distrito Federal, em 2014, estão sendo vacinadas crianças de 9 a 13 anos.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto, a busca pela vacina em unidades de saúde deve ser feita apenas em casos em que não foi possível receber a dose na escola, independentemente da etapa.
“Ir no posto de saúde é exceção, caso a menina tenha estado viajando ou doente [na data da aplicação da vacina na escola]. A própria escola verifica com a regional e eles encaminham para o centro de saúde”, disse. “Tem escola que já começou a vacinação, mas não são todas que fazem ao mesmo tempo. Cada regional de saúde tem uma estratégia diferenciada para fazer a vacinação.”
O Ministério da Saúde disponibilizou 5.481.990 doses da vacina no mês de julho. Deste total, o Distrito Federal recebeu 70.580 doses. Para a imunização ter efeito, é preciso tomar três doses da mesma vacina. O prazo entre a primeira e a segunda doses é de 60 dias, e entre a segunda e terceira, de 120 dias.
O HPV é a principal causa do câncer de colo do útero, que mata cerca de 90 mulheres por ano emBrasília. Para garantir a eficácia da vacina, são necessárias três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira aplicação. O calendário de vacinação foi organizado de acordo com o calendário escolar, das escolas públicas e privadas.
O calendário do DF será unificado com o nacional a partir do ano que vem, quando a campanha passa a vacinar crianças com idade entre 9 e 11 anos. Em 2016, a imunização será incluída no calendário de vacinação das meninas a partir de 9 anos.
Fonte: G1