Maria José Rocha Lima
A ex – deputada Iara Bernardi, atualmente vereadora de Sorocaba/SP, inova na sua candidatura a deputada federal, adotando a Candidatura Coletiva. Andei pesquisando a modalidade de candidatura e só encontrei Elas. Elas é o nome dado à Candidatura Coletiva de Mulheres adotada por Iara Bernardi, uma das novidades da Resolução nº 23.609/2021 SI Tribunal Superior Eleitoral.
O Plenário do TSE aprovou, por unanimidade, a resolução sobre a escolha e o registro de candidaturas para as Eleições de 2022, e, dentre as novidades, está a candidatura Coletiva.
O ministro Carlos Horbach acrescentou que, do ponto de vista jurídico, as candidaturas coletivas não existem, mas podem ser promovidas coletivamente e, como tal, anunciadas para o eleitorado.
A resolução autoriza também, em caso de candidatura coletiva, a menção do grupo ou coletivo de apoiadores na composição do nome da candidata ou candidato. Nesse ponto, o relator da resolução, ministro Edson Fachin, destacou que “a chamada candidatura coletiva representa apenas um formato da promoção da candidatura que permite à pessoa destacar seu engajamento social e coletivo”. O ministro lembrou que o registro permanece de caráter individual, não existindo na legislação brasileira o conceito de candidatura coletiva.
Iara Bernardi foi membro do Congresso Nacional Brasileiro, exercendo três mandatos na Câmara dos Deputados. Foi relatora do Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação, tornando obrigatório o ensino público da educação infantil ao ensino médio; exerceu o cargo de Representante do Ministério de Educação, em São Paulo – 2007 a 2010; teve mandato de Vereadora do Município de Sorocaba-SP de 1983 a 1996; Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sorocaba-SP, em 1977-1978; Membro do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Sorocaba-SP, 1988; Pós-Graduada, tendo obtido o Diploma de Mestre em Biologia da Conservação e Biodiversidade pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, em 2011; obteve certificado de Especialização em Genética Humana – 1978; Graduada em Ciências e Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio – Itu/SP, 1974; Professora aposentada da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, tendo exercido o Magistério de 1974 a 1998.