Moradores de Ceilândia que esperavam o documento definitivo de suas casas realizaram ontem o seu sonho. Ao todo, 193 escrituras foram entregues às famílias pelo Governo do Distrito Federal, por meio do programa Regularizou, é Seu! Nesta etapa foram beneficiados moradores das quadras QNR, QNP, QNQ e CNR.
“Esperava pela escritura havia 12 anos. É muito importante para garantir o futuro dos meus filhos”, disse a moradora Maria de Fátima dos Santos, após receber o documento das mãos do governador Agnelo Queiroz.
Em Ceilândia, foram escriturados 3.367 mil lotes. Com a nova entrega, esse número atinge a marca de 3.560 famílias beneficiadas pelo programa de regularização somente na cidade. Ao todo, 14.485 terrenos e casas deverão ser regularizados.
Para facilitar a regularização das moradias, o GDF assinou convênio com a Associação dos Cartórios (Anoreg-DF) com o objetivo de reduzir o valor das taxas das escrituras. Sem os benefícios do mutirão, a pessoa pagaria R$ 1.214,85 só das taxas do cartório. Quem participa do programa, paga apenas R$ 198,09 para o cartório.
”Fizemos uma verdadeira cruzada pela legalidade, envolvendo várias áreas do governo. Um trabalho gigantesco. Tem morador que esperava pela escritura havia mais de 40 anos”, disse o governador.
Neste mês, mais de 1,2 mil escrituras deverão ser entregues aos moradores de Santa Maria. Em março, os moradores da Vila Planalto receberam as escrituras e puderam regularizar suas moradias.
“Foram muitos anos esperando por esse documento. Agora, eles podem dizer: o imóvel é meu!”, disse a secretária de Habitação do DF, Jane Diehl.
Fonte: Jornal de Brasília