De acordo com a Secretaria de Obras do Distrito Federal, a parte viária do viaduto da W3 Sul será entregue hoje, com trânsito totalmente liberado. Durante todo o dia de ontem, as pistas foram limpas e pintadas para a liberação do trânsito tanto na parte superior, como na parte inferior.
Segundo o órgão, os trabalhos de urbanização (plantio de grama, construção de calçadas, colocação de placas de sinalização e iluminação) serão realizados durante os primeiros dias de junho, e é importante que, neste período, os motoristas mantenham a atenção ao trafegarem pelo local. Os cerca de 80 mil motoristas que passam pela passagem diariamente, contarão com novas vias de tráfego, e os que vêm pela Estrada Setor Policial Militar (ESPM), no sentido eixos, L2 e L4, passam a contar com um acesso direto à W3 Sul.
O secretário de Obras, David de Matos relata a importância da entrega do sistema viário. “A liberação completa do viaduto, incluindo as tesourinhas, vai dar fluidez ao trânsito na região, facilitando muito o deslocamento dos motoristas que passam pelo local”.
A construção do viaduto fazia parte da obra de implementação do veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e foi paralisada em setembro de 2010. O contrato anterior foi anulado por determinação da justiça em junho de 2011 por irregularidades. Um convênio entre o Metrô, responsável pela execução do VLT e a Secretaria de Obras, assinado no inicio de 2013, possibilitou a realização da licitação e a retomada da obra.
O viaduto, que custou cerca de R$ 20 milhões e demorou quatro anos para ficar pronto, possui 55 metros de comprimento, 38 metros de largura e 5 metros de altura. Além de carros, prevê trânsito dos ônibus do Expresso DF Oeste e, futuramente circulará o VLT.
Fonte: Alô