Foi entregue neste fim de semana, pela Inframérica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, as obras previstas no contrato de concessão firmado entre a empresa e o governo federal. Entre as melhorias entregues estão o Píer Norte e a nova sala de embarque.
A nova área construída tem 20 mil m² e conta com oito pontes de embarque. Juntos, o Píer Sul, que foi entregue em 16 de abril, e o Píer Norte irão dobrar a capacidade do Aeroporto de 13 para 29 pontes de embarque.
Mais moderno, o espaço recebeu diversas opções de serviços, lazer e consumo. Com a ampliação, o terminal poderá atender cerca de 25 milhões de passageiros por ano.
Junto com o Píer Norte, foram entregues 95 novos balcões de check-in compartilhado, novas esteiras de bagagem, a construção de novos sanitários, vagas cobertas no estacionamento, novo espaço delimitado para taxistas, 41 posições remotas para aeronaves e a duplicação do viaduto de aeronaves.
O presidente da Inframerica, Alysson Paolinelli, explica que, apesar das dificuldades, todos os prazos foram cumpridos. “Foi um grande desafio construir, reformar, realizar tudo isso em meio ao funcionamento ininterrupto do Aeroporto, mas entregamos o Píer Sul com mais de um mês de antecedência em relação ao prazo contratual. Agora, terminamos mais um ciclo, com a entrega do Píer Norte dentro do prazo”.
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto foram iniciadas em dezembro de 2012 e, durante 17 meses, mais de quatro mil operários trabalharam na construção. O empreendimento faz parte do investimento R$ 1,2 bilhão que a Inframerica está realizando no aeroporto.
O Terminal, que aumentou 45%, passou de 60 mil m² para 110 mil m² que, somados as taxiways e as pistas de pousos e decolagens, que também foram reformadas e ampliadas, somam 300 mil m².
Durante as próximas semanas, o Píer Norte iniciará a operação assistida, onde receberá apenas voos específicos. Logo após a fase de testes o espaço será aberto aos passageiros.
Operadora do Aeroporto Internacional de Brasília desde 1º de dezembro de 2012, a Inframerica, composta pelas empresas Infravix Participações SA e Corporacion América SA, promete melhorar ainda mais o terminal . “É importante ressaltar que as obras de melhorias continuam. São 25 anos de concessão, e teremos novas obras no futuro para adequar a estrutura do aeroporto com as novas demandas”, diz o presidente.
Fonte: Alô