O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (23) que as sanções internacionais impostas contra Moscou pelos Estados Unidos e a União Europeia por sua posição na crise ucraniana “têm um efeito bumerangue e mais tarde se voltam contra os países que as impõem”.
“Não é evidente que as sanções econômicas utilizadas como um instrumento de pressão política no mundo atual terão um efeito bumerangue e se refletirão nas relações e economia dos países que são sua origem?”, questionou Putin durante o Fórum Econômico de São Petersburgo.
“O modelo de um mundo unipolar fracassou”, declarou ainda, fazendo alusão à política dos países ocidentais depois do fim da Guerra Fria.
Putin assinalou que deseja que a União Europeia continue sendo um parceiro comercial da Rússia.
No mesmo evento, o presidente russo disse que crise na Ucrânia se converteu em uma verdadeira guerra civil, pela qual culpou Washington por apoiar a destituição do ex-presidente Viktor Yanukovytch.
“A crise ucraniana foi desencadeada porque Yanukovytch adiou o acordo de associação com a União Europeia. A isso se seguiu um golpe de Estado apoiado por nossos amigos americanos e o resultado é o caos e uma verdadeira guerra civil”, declarou.
Fonte: G1