As intempéries do clima marcaram a semana e foram pauta de conversas em todo o país. As temperaturas mínimas caíram a níveis históricos
Rafaela Felicciano/Metrópoles
A previsão do tempo indica que a tendência é de que a onda de frio perca força no fim de semana, mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém ao menos três alertas para fenômenos: geada, baixa umidade e chuvas intensas.
As intempéries do clima marcaram a semana e foram pauta de conversas em todo o país. As temperaturas mínimas caíram a níveis históricos.
Segundo informações publicadas pelo Inmet nesta sexta-feira (20/5), Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o extremo sul de Minas Gerais ainda registrarão geadas.
Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o norte da Bahia terão chuvas intensas.
As pancadas também atingirão o Amapá e o Pará, incluindo a capital, Belém, onde o alerta é laranja, ou seja, o segundo mais alto.
Lá, a chuva varia entre 30 e 60 milímetros . Os ventos serão intensos e podem alcançar 100 quilômetros por hora.
“Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, frisa o alerta.
Além disso, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e o norte de Minas Gerais estão com alerta para baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 30% ao longo do dia.